SOUTH SUMMIT BRAZIL: “O profissional do futuro precisa estar atualizado”; IA em debate em evento mundial

A 4ª edição do South Summit Brazil terminou na última sexta-feira (11) com o sentimento de dever cumprido. Durante 3 dias, mais de 23 mil pessoas passaram pelo cais Mauá, em em Porto Alegre, gerando conexões de alto valor.

Robô no South Summit Brazil | abc+



Robô no South Summit Brazil

Foto: Paulo Pires/GES

VEJA TAMBÉM: SOUTH SUMMIT BRAZIL: Edição de 2026 é confirmada; veja fotos do evento

O South Summit Brazil 2025 contou com 900 investidores presentes, 140 fundos de investimento e valor total de fundos sob gestão de US$ 215 bilhões. O evento recebeu mais de 3 mil startups e contou com participação de 800 palestrantes.

Diversas ações foram apresentadas durante o encontro global. Uma delas foi o estudo ‘Maturidade Digital | Future Readiness’ do Brivia_Group, Alvarez & Marsal e Instituto Caldeira, divulgado no segundo dia de evento (10). O objetivo é mapear oportunidades e desafios para a evolução do processo de transformação digital.

Roberto Ribas | abc+



Roberto Ribas

Foto: Divulgação

CONFIRA: SOUTH SUMMIT BRAZIL: “Nunca estivemos tão sozinhos”; criador do Orkut critica redes sociais atuais

“O evento é uma iniciativa gaúcha que vai ao encontro de players mundiais. E percebemos que a cada edição o South Summit Brazil está mais maduro, tanto nas questões de conteúdo quanto em infraestrutura e organização. A nossa pesquisa estabelece que o ecossistema está em momento de sensibilização. Os clientes precisam entender de inteligência artificial, por exemplo, mas vemos que há um gap (lacuna) na execução. É um momento que exige um novo raciocínio”, diz Roberto Ribas, chief strategy officer do Brivia_Group.

Contrato sob demanda

E se você pudesse escolher um executivo para atuar em uma determinada demanda? Essa é a premissa da Chiefs.Group, a plataforma pioneira em Open Talent Economy no Brasil, que conecta empresas a executivos seniores para trabalhar sob demanda. A CEO da empresa, Cristiane Mendes, esteve na edição de 2025 do South Summit Brazil.

LEIA AINDA: Rio Grande do Sul aposta em qualificação para ser polo do setor de semicondutores até 2030

“Não é uma intermediação tradicional, são formatos flexíveis de relação. São projetos com prazos definidos. Parte do negócio se consolidou durante a pandemia quando começamos um projeto com o Sebrae, em que executivos realizaram mentorias gratuitas. Em 3 meses foram mais de 150 atendimentos gratuitos”, explica Cristiane.

Para a CEO do Chiefs.Group, eventos como o South Summit se tornaram ainda mais relevantes no pós-pandemia. “É um evento muito rico para trocas, networking e reuniões. Eu fiz muitas conexões nos corredores do evento, nem é preciso agendar uma reunião, tudo flui, acontece. E nós temos que entender que não é preciso deixar de lado o que dá certo no negócio, mas acrescentar nova formas. O profissional do futuro precisa estar atualizado, saber mexer em IA, querer aprender sempre mais”, diz Cristiane. 

Em 2026, o evento mundial será mais uma vez no Cais Mauá, na capital dos gaúchos. Desta vez de 25 a 27 de março.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.