12 motivos para visitar Urubici em qualquer época do ano

O inverno, todos sabem, é a alta temporada de Urubici e de toda a serra catarinense. A possibilidade de vivenciar temperaturas muito baixas e ver paisagens brancas de geada ou de neve, arrasta milhares de turistas ao alto de Santa Catarina. Urubici é uma das cidades mais frias do estado e do Brasil.

Vista panorâmica do centro urbano de Urubici com morros e montanhas verdes ao redor. Ao fundo, o céu azul.

Vista panorâmica do centro urbano de Urubici – Foto: Prefeitura Municipal de Urubici/Divulgação

Se o inverno proporciona essa experiência rara para um país tropical, o verão e as meia-estações oferecem maior conforto térmico para desbravar morros, cânions, cachoeiras, seja a pé, de bicicleta ou em um 4×4. Afinal, os passeios ao ar livre e a contemplação da natureza são pontos fortes do município.

Neste conteúdo, oferecemos 12 razões para você experimentar a cidade em qualquer época do ano. Estamos falando de uma das eleitas como melhor lugar para se fazer turismo no Brasil. Aproveite!

1. Ampla rede de hospedagem em Urubici

Foto do ambiente interno da Cabana Sunset View, em Urubici. No canto esquerdo da foto, a ponta de uma cama de casal. Do lado direito, uma pequena mesa redonda com duas poltronas brancas. Ao fundo uma banheira circular. O ambiente conta várias janelas de vidro através das quais aparecem morros e campos verdejantes.

Grande parte das opções de hospedagem em Urubici têm vista privilegiada para a natureza – Foto: Cabana Sunset View/Divulgação

Você não terá qualquer problema em encontrar um local para se hospedar em Urubici. O município serrano dispõe de mais de 400 estabelecimentos que juntos somam cinco mil leitos. Além de a grande disponibilidade ser um diferencial da cidade, as opções de hospedagem realmente são uma atração em si.

Espalhados por todo o território há chalés, cabanas e pousadas charmosíssimas, de estilos rústicos, modernos, dos mais simples aos mais bem equipados.

Grande parte deles têm como destaque a natureza ao redor, a qual costuma ser possível observar da cama ou da banheira de hidromassagem graças às grandes janelas de vidro das hospedagens.

2. Lindo pôr do sol do alto de morros em Urubici

Apreciar o pôr ou o nascer do sol é um evento especial em Urubici, que pode ser acompanhado de uma cesta de piquenique no alto de algum dos muitos morros da cidade. Alguns deles estão dentro de propriedades particulares que também oferecem espaços para fotos, balanços, entre outros atrativos.

No outono e no inverno, o visual fica ainda mais bonito, já que a tendência é ter menor nebulosidade e um céu mais limpo nessas estações do ano.

3. Parques para conhecer em Urubici

Urubici conta atualmente (julho de 2024) com cinco parques mais estruturados: o Eco Parque Cachoeira Papuã, o Parque Mundo Novo, o Eco Parque Cascata Véu de Noiva e o Altos do Corvo Branco.

Além de paisagens deslumbrantes formadas por montanhas e cânions, também é possível fazer trilhas, visitar cachoeiras, praticar atividades radicais, andar a cavalo e até se hospedar em suas estruturas.

4. Passarelas de vidro com vista panorâmica para percorrer em Urubici

No centro da foto, a passarela com chão e parapeito de vidros no Parque Altos do Corvo Branco. Ao redor e abaixo da passarela, montanhas e morros verdes. Em cima da passarela há uma moça jovem, de pele clara, cabelos compridos e loiros. Ela está de costas para a foto, com os dois braços abertos. Ela usa um poncho rosa claro, um gorro branco e calça jeans.

Passarela de vidro Altos Corvo Branco – Foto: @airbnbcanela

Adicionando um pouco de frio na barriga à contemplação das belas paisagens, é possível visitar ao menos quatro passarelas de vidro com vista para morros, cânions e penhascos.

Além das estruturas elevadas, um elevador panorâmico também está sendo instalado no Parque Mundo Novo para levar visitantes do topo ao chão da Cascata do Avencal.

Neste mesmo parque já há uma passarela com vista para a majestosa queda de 100 metros de altura. No Vizinho Eco Parque Cachoeira Papuã, a estrutura com a ponta de vidro dá vista para duas cachoeiras e para um desfiladeiro de 150 metros de altura logo abaixo de seus pés. Já no Altos Corvo Branco são duas emocionantes e envidraçadas passarelas.

5. Praticar atividades radicais em Urubici

Urubici definitivamente é uma boa escolha para quem gosta de atividades radicais (e criativas). Nos parques da cidade já mencionados, o turista encontra opções como salto de pêndulo, tirolesas, sky bike (uma tirolesa em cima de uma bicicleta) e sky table (um piquenique a mais de 100 metros de altura).

6. Cachoeiras para ver e/ou se banhar em Urubici

Urubici tem cerca de 80 cachoeiras espalhadas por seu território. Entretanto, apenas algumas (e são várias) têm seus terrenos abertos à visitação. Entram nesta lista a Cachoeira da Neve, a do Avencal, a Papuã, a da Bailarina, a Sete Quedas e as cascatas Véu de Noiva e Rio dos Bugres.

Se em temperaturas mais frias o roteiro até elas é apenas contemplativo, quando o termômetro sobe (no verão), algumas delas se tornam paradas de banho. A Sete Quedas, por exemplo, inclui uma trilha já dentro da água. Ideal para os dias mais encalorados.

7. Deliciosa gastronomia para experimentar em Urubici

No centro da foto um prato com pinhão, carne e legumes e algumas fatias de pão. Ao lado, uma taça de vinho e uma de água. Ao redor, há vários pinhões e ao fundo, uma lareira.

O pinhão é um dos carro-chefe da gastronomia serrana – Foto: Reprodução/Markito/ND

Em qualquer época do ano será fácil encontrar nos restaurantes de Urubici dois ingredientes muito comuns na serra catarinense. O primeiro deles é a truta, um peixe de água doce e fria que se adaptou muito bem na região serrana. O outro, como você já deve estar imaginando, é o pinhão. Ambos são servidos em uma variedade de preparos, a depender da criatividade do chefe.

Para o café da manhã ou o café da tarde, não deixe de saborear roscas de coalhada, pães e geleias caseiras.

8. Uma das serras mais bonitas de Santa Catarina para fotografar

Foto da fenda na rocha da Serra do Corvo Branco. Uma estreita estrada de asfalto passa no meio de dois enormes paredões de rocha com vegetação. Ao fundo, aparece outro paredão rochoso com vegetação.

A fenda na rocha da Serra do Corvo Branco é um dos pontos mais visitados em Urubici – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Santa Catarina tem algumas das estradas mais bonitas e famosas do Brasil. Figuram entre elas aquelas sinuosas, que cruzam montanhas e cânions. Uma dessas é a estrada da Serra do Corvo Branco, que liga a cidade de Grão-Pará a Urubici.

Além do trajeto em si, o ponto mais famoso dessa estrada é a fenda aberta em uma enorme rocha de 90 metros de altura para que a estrada passe no meio. Ponto turístico e cenário de inúmeras fotos, o local fica bem na divisa entre os dois municípios.

9. Morros e montanhas exuberantes para caminhar em Urubici

O que não falta em Urubici são morros, montanhas e cânions com paisagens exuberantes. As caminhadas e expedições mais longas unem atividade física à contemplação dos cenários. O Morro da Igreja, onde fica a famosa Pedra Furada, é um dos principais pontos turísticos e cartão-postal da cidade.

Já o Cânion Espraiado é um dos mais altos de Santa Catarina. Tem ainda o Morro do Campestre, o do Parapente, a Pedra do Segredo, o platô da Serra do Corvo Branco, entre outros.

São atividades especialmente boas para o verão ameno ou para as meia-estações na cidade. Agências de turismo locais prestam serviço de guiamento e transporte até as atrações turísticas.

10. Praticar cicloturismo em Urubici

Além de caminhadas, outra opção turística boa para o ano todo (com exceção em temperaturas congelantes) é andar de bicicleta pelo interior do município, passando nas proximidades de propriedades rurais e de morros. Agências de turismo têm passeios estruturados para oferecer aos turistas.

11. Conhecer um jardim secreto que muda de acordo com a estação do ano

Do centro da foto, um grande lago por onde avança um deck de madeira. Ao redor do lago, um gramado verde e árvores de muitas formas diferentes.

Propriedade particular em Urubici é atração turística pelo imenso jardim inspirado em jardins franceses – Foto: Joao Guilger/Jardim Ville de France/Divulgação

O chamado Jardim Secreto Ville de France é uma propriedade particular encantadora e aberta à visitação (com agendamento). O terreno tem um hectare, que é ricamente ornamentado e inspirado nos jardins franceses, o que faz dele um cenário extremamente bonito, bucólico e romântico.

Como na propriedade há uma grande diversidade de espécies de árvores e plantas que florescem em diferentes períodos do ano, em cada estação o cenário muda. Isso significa que o mesmo lugar oferece atrações particulares dependendo da época em que você visitar Urubici.

12. Passear e degustar vinhos finos em uma vinícola

Até o mês de julho, a Serra do Sol foi a única vinícola com receptivo em Urubici. Localizada na SC 110, a propriedade se dedica especialmente à produção de uvas italianas.

Por lá, você poderá, em qualquer época do ano, fazer uma degustação guiada, uma degustação harmonizada ou um piquenique em meio aos parreirais.

Já no mês de março, outra experiência entra no catálogo da vinícola: a pisa da uva. Uma oportunidade em que os visitantes experimentam o antigo método de fabricação de vinhos, em pleno mês de colheita.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.