Assembleia concede medalha do Mérito Farroupilha a diretor-presidente do Grupo Herval

Diretor-presidente do Grupo Herval, José Agnelo Seger recebeu na segunda-feira (14) a medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa (AL) do Estado. A cerimônia, realizada no salão Júlio de Castilhos, no Palácio Farroupilha, sede do parlamento gaúcho na capital, contou com a presença de autoridades políticas regionais e estaduais que prestigiaram a homenagem destacando o histórico da empresa.

  • CONFIRA TAMBÉM: Sul do Brasil terá frio intenso entre abril e maio? Confira o que diz a previsão do tempo

Seger com familiares e o deputado estadual Issur Koch | abc+



Seger com familiares e o deputado estadual Issur Koch

Foto: Divulgação

Além de deputados, prefeitos da região e representantes do governo do Estado, a homenagem contou com a presença dos familiares de Agnelo, que destacou justamente a importância da família na trajetória. “Acho que família, empresa, pessoas, funcionários, diretores, esse conjunto, é que traz o sucesso”, afirma diretor-presidente, que compareceu à Assembleia acompanhado da esposa, filhos e netos.

Com 63 anos de idade, Agnelo atua há 45 no grupo Herval, empresa que começou como uma pequena madeireira na cidade de Dois Irmãos, na época ainda distrito de Morro Reuter. Atualmente o grupo é uma das maiores empresas do Estado, empregando diretamente cerca de 7 mil pessoas.

  • FIQUE POR DENTRO: Saiba se você está entre os 4,3 milhões de trabalhadores que receberão valores do abono salarial nesta terça-feira

Quando fala do futuro, Agnelo projeta uma transição de comando que mantenha o desenvolvimento da empresa. Mesmo assim, o atual diretor-presidente não pensa em aposentadoria. “O (meu) projeto é fazer uma sucessão bem feita e poder talvez participar do conselho da empresa, e cada vez mais trazer profissionais para que possam tocar a empresa adiante”, afirma o empresário que comanda o grupo que neste ano completa 66 anos.

Proponente da homenagem, o deputado estadual Issur Koch (PP) ressalta que a medalha busca destacar exemplos do pioneirismo e determinação dos gaúchos. “A simbologia da medalha fala sobre pessoas que têm dado, com trabalho e dedicação elevada, impulso para o nosso Estado em relação ao Brasil e ao mundo”, afirmou o deputado.

Currículo de respeito

Natural de Dois Irmãos, Seger é administrador de empresas formado pela Universidade Feevale. É diretor-presidente do Grupo Herval.

Com presença nacional e internacional, o grupo está presente em vários segmentos da economia, com 27 marcas, mais de 6 mil colaboradores diretos, dois parques industriais, mais de 200 lojas pelo Brasil e atuação em mais de 20 países.

“Homenagem coletiva”, destaca empresário

Agnelo comemorou a medalha como uma conquista coletiva, dividindo a honraria com os funcionários da empresa. “Essa é uma homenagem que eu digo que ela é coletiva, o mérito dela não é meu, é do grande time que forma a Herval. Então o mérito é de todos”, afirmou o empresário.

Na avaliação de Agnelo, o crescimento da empresa está diretamente ligado à relação da empresa com a população onde está sediada. “O que a gente sempre fez ao longo desses anos todos é ter um relacionamento muito grande com as comunidades onde a gente atua e trazer junto conosco todos os nossos funcionários, colaboradores, clientes. Eu sempre digo que o nosso maior patrimônio, na verdade, são nossos colaboradores e clientes.”

Koch diz esperar que a homenagem sirva de incentivo para novos empreendedores da região. “Quero que isso (a homenagem) sirva de demonstração e de exemplo para jovens, para outras pessoas que venham a empreender também. Mostrar que é possível de uma pequena madeireira no interior se transformar em uma grande potência”, deseja o parlamentar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.