Com foco em tecnologia e inovação, 12ª edição da WTM-LA começa em São Paulo

20250414 113042 Com foco em tecnologia e inovação, 12ª edição da WTM-LA começa em São Paulo

Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America (Beatriz do Vale/M&E)

SÃO PAULO – Começou nesta segunda-feira (14), o principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina, a WTM-LA, no Expo Center Norte, em São Paulo. Na cerimônia de abertura, a Head da WTM, Bianca Pizzolito, informou que houve uma quebra de protocolo dando início a um vídeo inspiracional.

“O turismo sempre foi e sempre será sobre pessoas, sobre encontros que atravessam fronteiras, culturas e tempos. A tecnologia é poderosa, mas o que realmente nos move é ancestral. O desejo humano de se conectar, de trocar, de pertencer. O futuro que queremos construir nasce exatamente desse território fértil, onde diversidade, emoção e sonho se encontram para criar novas possibilidades.”

Bianca explicou que esse conteúdo (texto e voz) foi gerado por inteligência artificial, a partir de dois programas gratuitos e livres na internet em menos de cinco minutos.

“Ela foi gerada como um resumo, a partir das minhas reflexões, as mesmas que vou ler agora para vocês. E essas sim, são parte de todos os anos que me construíram como pessoa, com meu pensamento. Ou seja, de forma simples, eu pedi que o ChatGPT criasse uma frase de cinco linhas a partir deste conteúdo e me ajudasse a transformar em voz. Essa síntese criada só foi possível pelo input que dei, que veio de mim, pelo que construí e dividi com a plataforma. A tecnologia sendo usada como ferramenta a favor de nossas ideias, criadas pelo humano em nós”, disse Bianca.

Ela ainda explicou que essa brincadeira foi feita para lembrar o tema da WTM Latin America nesta edição de 2025 que é “Where Tech Meets Touch” (Onde a Tecnologia Encontra o Toque Humano).

Tecnologia a favor do turismo

Independentemente do surgimento de novas ferramentas tecnológicas, por trás de todas elas existem pessoas, que têm como objetivo facilitar a vida de todos. Na WTM Latin America especificamente, apesar do uso da inteligência artificial a essência permanece: criar encontros, promover conexões, incentivar a experiência e a experimentação, celebrar a diversidade e a inclusão.

“É o nosso cérebro, é a nossa intuição, é a nossa capacidade de imaginar, de sonhar, de sentir. E fazemos isso não para substituir, mas para potencializar essa conexão humana. Para abrir espaço. Para criar possibilidades e facilitar negócios.”

O objetivo do evento de unir a tecnologia ao trade é olhar para o futuro, honrando suas raízes, que investe em tecnologia sem esquecer do humano que está por trás dela.

“Eu desejo que essa edição da WTM Latin America seja um grande território de encontros — entre pessoas, culturas, tecnologias, entre o passado e o futuro, considerando tudo que já foi, mas com a mente aberta para todas possibilidades que do que ainda está por vir”, complementou Bianca.

12ª edição WTM-LA

Serão três dias de evento onde será possível mostrar como a união entre tecnologia e conexão humana atravessa toda nossa indústria, assim como lembrar que existem coisas que atravessam o tempo. “Coisas que fazem parte da nossa história mais antiga e que continuam vivas, mesmo quando o mundo se transforma tão rápido”, finalizou Bianca.

“A WTM Latin America tem um papel estratégico e muito especial dentro da RX. Falamos de uma indústria que além das divisas econômicas e de seu papel técnico e tecnológico movimenta sonhos, gera oportunidades e tem um impacto real na vida das pessoas. Estar aqui hoje e ver mais uma vez os principais players do mercado reunidos, os destinos mais desejados e os profissionais mais apaixonados pelo que fazem, é motivo de muito orgulho. Em nome de todo a RX, eu desejo que esta eleição da WP de Latin America seja de grandes encontros, muitos negócios e muitas conexões”, completou Cláudio Della Nina, diretor da RX Latin America.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.