Começam apresentações da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no agreste pernambucano


Ao todo, são cerca de 450 atores e figurantes que fazem parte do espetáculo com 56 anos de história e que já foi visto por mais de 4 milhões de pessoas. Começam as apresentações da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Arte com fé. No agreste pernambucano, começaram as apresentações do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.
É como voltar para o século primeiro. Milhares de pessoas revivem a história de Jesus. A cidade-teatro de Nova Jerusalém, que fica em Brejo da Madre de Deus, tem 100 mil m². São nove cenários grandiosos.
Para tudo sair como planejado, é preciso muita coordenação nos bastidores. Entre os figurantes, a maioria é de agricultores da região.
“Quando chega essa época, pronto, nós ficamos muito emocionadas”, conta a figurante Marinalva Cordeiro.
“É uma emoção enorme que não cabe no peito”, afirma o figurante Matheus Aureliano.
Os demônios usam traje especial, uma camuflagem que se confunde com a rocha do cenário. O ator Wagnner Sales, que participa do espetáculo há 26 anos, mostra como uma das cenas funciona. Primeiro sob: no elevador de ferro e com cinto de segurança:
“Eu bato o pé, eles sobem o elevador, e eu bato de volta, e o elevador desce”.
Começam apresentações da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém no agreste pernambucano
Jornal Nacional/ Reprodução
A mesma engrenagem serve para erguer o ator José Loreto, que interpreta Jesus. A cena retrata a ressurreição.
“É uma emoção gigantesca. Tem essa energia de quase 10 mil pessoas ali vibrando. Só com bons pensamentos, com orações, com pedidos, com curas, com agradecimentos, e parece que vem tudo para mim também”, diz o ator José Loreto.
O espetáculo vai até domingo (20).
“É uma troca de experiência. Atores que trabalham em cinema, televisão, teatro, no Sul e no Sudeste do Brasil, vêm aqui para o Nordeste, encontram com atores da cena pernambucana, trocam experiências e fazem com que o espetáculo tenha essa magia”, diz Robinson Pacheco, coordenador geral do espetáculo.
Ao todo, são cerca de 450 atores e figurantes que fazem parte do espetáculo com 56 anos de história e que já foi visto por mais de 4 milhões de pessoas. Toda a agitação dos bastidores encanta, sim, aqueles mais experientes na dramaturgia.
“A sensação que eu tenho é que eu estou no filme do Fellini assistindo uma mega produção de cinema acontecendo na minha frente. É incrível”, afirma o ator Leopoldo Pacheco.
“O Brasil se apropria de uma história que é uma história do mundo ocidental, fantástica, e nós damos a nossa leitura. Eu tenho muito orgulho de fazer parte disso”, diz o ator Werner Schunemann.
LEIA TAMBÉM
Estreia da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém com José Loreto atrai público de 10 mil pessoas
‘Nossa Senhora é a compaixão que eu sinto que nos une a todos’, diz a atriz Letícia Sabatella
Paixão de Cristo 2025: personagem Verônica está entre as novidades da 56ª edição
Adicionar aos favoritos o Link permanente.