Entenda decisão de Milei que elimina cepo cambial na Argentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou o fim do controle cambial. “Eliminamos o cepo para sempre”, disse Milei em anúncio na última sexta-feira (11). A medida limitava a compra de dólares no país vizinho ao Brasil.

LEIA MAIS: China pede para que governo Trump “corrija seus erros”; entenda nova fase da guerra comercial

Javier Milei | abc+



Javier Milei

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

VEJA AINDA: “Este evento é a prova da resiliência do povo gaúcho”: Edição de 2025 do South Summit Brazil chega ao fim e é celebrada

O secretário-geral da Câmara Empresarial Argentino Brasileira do Rio Grande do Sul, Leandro Cezimbra, explica que o fim da restrição, em um primeiro momento, é válido para as pessoas físicas. “Em seguida,  as pessoas jurídicas poderão se beneficiar. A ideia do governo é fazer esse dinheiro circular e proporcionar maior lastro para que valores maiores possam ser liberados”, explica.

A nova medida da Argentina faz parte de um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que inclui um programa de empréstimo de US$20 bilhões. O novo regime de taxa de câmbio permitirá que o peso flutue livremente em uma faixa móvel entre 1.000 e 1.400 pesos por dólar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.