Equador aposta em cultura e experiências sensoriais para atrair turistas brasileiros em 2025

Santiago Gandra Subsecretario de Turismo do Equador scaled Equador aposta em cultura e experiências sensoriais para atrair turistas brasileiros em 2025

Mari Masgrau, do M&E, e Santiago Gandra, Subsecretário de Turismo do Equador

SÃO PAULO – O Equador está intensificando sua presença no mercado brasileiro com uma série de ações promocionais voltadas ao turismo em 2025. Em entrevista ao M&E, o subsecretário de Turismo do país, Santiago Gandra, destacou que o Brasil é considerado estratégico na expansão regional e que o país quer conquistar os viajantes brasileiros com uma combinação irresistível de cultura, natureza, gastronomia e hospitalidade.

“Temos quatro mundos em um só país: Andes, Costa do Pacífico, Amazônia e Galápagos — todos muito próximos uns dos outros. É possível vivenciar experiências completamente diferentes em poucos dias, algo raro na América Latina”, afirmou Gandra.

Segundo ele, o Equador se diferencia por sua diversidade geográfica concentrada e por sua forte identidade cultural. “Temos uma ancestralidade profundamente enraizada, o que se reflete em nossa gastronomia, tradições e hospitalidade. Isso faz do Equador uma joia escondida para os viajantes”, completou.

Presença estratégica no Brasil

Entre as principais ações previstas para 2025, estão a participação em feiras internacionais. Além disso, o Ministério do Turismo do Equador planeja um roadshow em São Paulo e no Rio de Janeiro, com apresentações culturais, gastronomia típica, degustações de chocolate e café, e rodadas de negócios com empresas privadas. “Será uma grande oportunidade de mostrar o Equador como um destino completo. Queremos nos conectar com o trade turístico brasileiro e com os viajantes que buscam experiências autênticas”, explicou.

Outra novidade é o investimento em press trips e fam tours para mostrar in loco os atrativos do país, além de uma campanha internacional de marketing 360º, prevista para 2026, que será possível graças ao novo Fundo de Desenvolvimento Turístico do Equador.

Café, chocolate e experiências sensoriais

Gandra também destacou a força do Equador como destino gastronômico, especialmente para os brasileiros que se encantam por experiências sensoriais. “O Equador é a origem do cacau. Temos registros arqueológicos que mostram o uso do cacau há 5.800 anos. Hoje, oferecemos experiências completas, em que o viajante colhe o cacau e fabrica sua própria barra de chocolate”, contou.

O café equatoriano também entra nesse roteiro. Cultivado em regiões de altitude com clima estável durante todo o ano, o produto é considerado de alta qualidade e faz parte de experiências turísticas que aproximam os visitantes das comunidades locais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.