Hospital São Camilo fará ação extra de coleta de sangue no feriado de Tiradentes

O Posto de Coleta Externa de Sangue do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) em Esteio, que fica junto ao Hospital São Camilo (Avenida Castro Alves, 948, bairro Tamandaré), está convocando doadores para uma ação extra, que será realizada na próxima segunda-feira, dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, das 8h ao meio-dia.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Posto de Coleta de Sangue do Hospital São Camilo fará ação no feriado de 21 de abril



Posto de Coleta de Sangue do Hospital São Camilo fará ação no feriado de 21 de abril

Foto: Leo Henrique/Prefeitura de Esteio

Como se inscrever

Quem tiver interesse em ajudar a aumentar o estoque de sangue do Hemorgs e, consequentemente, do hospital esteiense, pode se inscrever até a próxima quinta-feira (17), através dos WhatsApps (51) 99798-5484 (com Giovana), (51) 98916-1064 (com Lilian) ou (51) 98588-4342 (com Jacqueline). A inscrição também pode ser feita pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 2126-8300, ramal 8325. Cada doador terá um horário específico para realizar a coleta (não será por ordem de chegada).

VEJA AINDA: Polícia apura se houve crime no caso do bebê morto após o parto no Hospital Centenário

Coletas regulares a cada 15 dias

Inaugurada em 30 de julho do ano passado, a unidade realiza coleta de sangue quinzenalmente. Quem desejar, também pode se inscrever para essas ações. A próxima ocorre nesta quarta-feira (16). De janeiro de 2025 até o dia 2 de abril, quando ocorreu a última doação regular neste ano, já foram coletadas aproximadamente 380 bolsas de sangue no posto do Hemorgs em Esteio.

Para prestar o serviço, servidores do São Camilo foram capacitados para coletas e as ações contam com supervisores vinculados ao hemocentro gaúcho.

Requisitos básicos para doação de sangue

– Estar em boas condições de saúde
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 16 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis)
– Pesar, no mínimo, 50 kg
– Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas)
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação)
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou CNH).

LEIA TAMBÉM: BR-116: Dnit anuncia obras e alterações no trânsito em Canoas e Esteio

Dica

Para que a doação seja um sucesso, é necessário que o doador hidrate-se muito bem 24 horas antes da doação, com líquidos em geral – se possível, tomar dois litros ao todo, podendo ser água, suco e refrigerante, entre outros. Com a hidratação, a fluidez sanguínea é melhor.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.