Na Semana Santa, ação integrada apreende 2,7 toneladas de pescados no Mercado Público

Às vésperas da sexta-feira santa, foram apreendidos 2,6 toneladas de pescados dentro de um caminhão e outros 100 quilos em duas peixarias do Mercado Público de Porto Alegre. As principais irregularidades verificadas em operação nesta segunda-feira (14) foram temperatura inadequada, más condições de higiene e produtos sem procedência. Nas outras seis peixarias do Mercado não foram encontrados problemas.

Seis toneladas de pescados e carnes estavam impróprios para consumo | abc+



Seis toneladas de pescados e carnes estavam impróprios para consumo

Foto: Grégori Bertó/MPRS

O caminhão foi apreendido e o motorista conduzido à Delegacia de Polícia para prestar depoimento. Ele e o proprietário do veículo vão responder por crime contra as relações de consumo. Além dos peixes, também foram confiscados outras 3,5 toneladas de carne bovina e suína com validade vencida, sem origem e sem inspeção sanitária. Os produtos apreendidos foram inutilizados e amostras serão encaminhadas para laboratório para verificar se os peixes são de venda proibida.

O promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, do Ministério Público (MP), ressaltou que: “Nesta época de Páscoa, em que o consumo de pescados aumenta, é fundamental que verifiquemos as condições dos produtos, considerando aspectos como transporte, temperatura, origem e validade. Como se trata de um produto altamente perecível, temos o papel de prevenir e proteger a saúde dos consumidores.”

A apreensão ocorreu a partir de uma ação que mobilizou uma série de órgãos e instituições além do MP. Ao todo foram 120 agentes em operação integrada que começou às 5h.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

 *Com informações de mprs.mp.br

Adicionar aos favoritos o Link permanente.