“Queremos o DF como exemplo”, diz Ibaneis sobre ações sustentáveis

Dubai – O governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou as iniciativas que tem adotado no Distrito Federal para o desenvolvimento sustentável na capital federal. Nova frota com 90 ônibus elétricos e 6 milhões de árvores plantadas até 2026 foram algumas das ações mencionadas pelo chefe do Executivo local durante o Brazil Emirates Conference, em Dubai, nesta segunda-feira (14/4).

“Queremos transformar nossa capital em exemplo para todo Brasil, e vamos levar isso à COP 30, porque esse tem de ser um compromisso de todos os governantes brasileiros”, afirmou. O evento é promovido pelo Lide, grupo de empresários fundado por João Doria, ex-governador de São Paulo.

A líderes e investidores dos Emirados Árabes o emedebista apresentou um investimento de 300 milhões de euros para suprir a capacidade de energia da Companhia de Água e Esgotos de Brasília (Caesb). “As empresas que mais consomem isso em todo o país são exatamente as de água e esgoto”, justificou.

O governador listou, ainda, iniciativas para prédios públicos, como o investimento de R$ 411 milhões para que todas unidades de saúde tenham energia sustentável. Ibaneis mencionou uma parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF) que prevê um investimento de R$ 120 milhões para a iluminar 900 pontos de escolas e prédios da pasta.

A partir de junho, 90 ônibus elétricos vão rodar no Distrito Federal. “Quem visitar a capital da República vai ter oportunidade de ver. Eles [os coletivos] vão circular inicialmente no Plano Piloto, que é a área tombada. Depois, vamos fazer a expansão para as demais regiões, transformando não só a frota de automóveis, mas a de ônibus também, para o consumo de energia sustentável”, destacou.

A iniciativa foi elogiada pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. “Quero parabenizar o governador por cobrar zero da passagem e pensar em uma eletromobilidade para a frota que atende a população”.

Ibaneis volta para o Distrito Federal na quarta-feira (16/4), já com foco nos três dias de comemoração do aniversário de Brasília que será emendado na Semana Santa. Amanhã, o chefe do Executivo vai participar de uma visita de gestores a fundos de investimentos em Abu Dhabi.

A repórter viajou a convite do Lide.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.