Vice-prefeito de Novo Hamburgo foi convidado para evento dos 100 dias de governo meia hora após o início

No dia 3 de abril, empresários e lideranças comunitárias de Novo Hamburgo receberam, via WhatsApp, convite para evento alusivo aos 100 dias do governo de Gustavo Finck (PP). “Será dia 10/04, às 10h, no 10º andar da Prefeitura. Tua presença é fundamental”, dizia o texto, acompanhado de um card com as informações.

  • “A partir do 2º semestre de 2026 a cidade volta a respirar novos ares”, diz Gustavo Finck

Gerson Haas, do PL, é vice-prefeito de Novo Hamburgo | abc+



Gerson Haas, do PL, é vice-prefeito de Novo Hamburgo

Foto: Divulgação/Câmara de Novo Hamburgo

O convite funcionou e, uma semana depois, às 10 horas do dia 10 (quinta-feira passada), dezenas de convidados se organizavam em fila para acessar o auditório do 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry. A adesão foi tão grande que faltou cadeira e alguns convidados tiveram que ficar em pé no auditório. Nas primeiras fileiras tinha até vereador de oposição.

  • Clique aqui e faça parte da comunidade do Jornal NH no WhatsApp

Em meio a tanta gente, uma ausência chamou atenção no evento que começou às 10h10 e terminou às 11h30: o vice-prefeito Gerson Haas (PL). Em mais de uma oportunidade o prefeito Gustavo Finck justificou, ao microfone, que Gerson chegaria atrasado porque havia ido em casa trocar de roupa.

Mas, embora tenha durado mais que o previsto devido a um problema técnico no telão, o encontro terminou sem a presença do vice. Também em mais de um momento Finck elogiou o trabalho desempenhado por Gerson Haas no governo.

“Convite chegou atrasado para mim”

Nesta segunda-feira (14) Gerson Haas conversou com o Jornal NH sobre o assunto. Ele contou que foi convidado somente às 10h40 do dia 10, ou seja, meia hora depois do início do encontro no Centro Administrativo. O convite foi feito pelo próprio Gustavo Finck via WhatsApp.

“O convite chegou atrasado pra mim. Quando veio, chegou através do próprio prefeito, alegando erro do setor de comunicação”, detalhou Gerson Haas, admitindo que ficou incomodado com a situação. “Realmente fiquei bastante incomodado com o convite chegar atrasado. Isso me afetou, sim”, afirmou.

  • Diretor de Comunicação da Prefeitura de Novo Hamburgo deixa o cargo; entenda

O vice-prefeito disse que viu a mensagem de Finck quando atendia um cliente em sua empresa de embalagens plásticas, onde dá expediente pela manhã. “Eu queria sair, mas havia pessoas comigo e não poderia mandá-las embora”, contou Haas.

A empresa de Gerson Haas fica a cerca de um quilômetro da Prefeitura. Diferente do que justificou o prefeito aos convidados que estavam no auditório, o vice não chegou a ir em casa trocar de roupa. “Certamente havia uma organização na comunicação para que os convites chagassem a todos. Não sei informar o motivo da falta do meu convite. Quem falhou?” questionou.

O que diz o prefeito Gustavo Finck

Finck disse ao Jornal NH nesta segunda-feira que o convite aos secretários municipais havia sido encaminhado em um grupo de WhatsApp do qual Gerson Haas não faz parte. Ele confirmou que houve desencontro de informações e que, a partir disso, o processo interno foi melhorado.

“Perguntei (ao vice) por que ele não tinha chego ainda. Falou que não sabia do horário do evento. Eu estava em Brasília (no dia anterior) e não sabia como tinha sido feito o convite a todos. Me relataram que foi via WhatsApp no grupo de secretários e que o vice não estava nesse grupo”, disse o prefeito.

  • Mensagem de WhatsApp enviada pelo vice-prefeito eleito gera polêmica na cidade

“Por isso falei que ele viesse para o evento. Me falou que estava na empresa e que iria em casa trocar de roupa”, acrescentou, dizendo que “depois desse desencontro de informações pedi para a comunicação criar um grupo único de avisos da Prefeitura, compartilhando agendas do prefeito para que todos possam acompanhar e não dar desencontro de informações”.

Foto do primeiro escalão do governo e do comando das autarquias feita no evento dos 100 dias não inclui o vice-prefeito | abc+



Foto do primeiro escalão do governo e do comando das autarquias feita no evento dos 100 dias não inclui o vice-prefeito

Foto: Jaime Freitas/PMNH

Vice diz que, da parte dele, não há conflito

Apesar da justificativa dada por Gustavo Finck em mais de um momento durante o evento de quinta-feira, a ausência do vice-prefeito virou assunto nos bastidores. No fim de semana cresceu a especulação de que haveria atritos entre Finck e Haas. A ausência de representantes de deputados do PL no encontro acabou reforçando a desconfiança.

Em entrevista ao Jornal NH, o vice assegura que, de parte dele, não há problemas. “Eu não tenho qualquer conflito. Agora, se outros têm comigo, não posso lhe informar”, declarou, repetindo o que já havia dito semanas antes ao Grupo Sinos: “Não há conflito no 9º andar”, referindo-se ao local onde fica o gabinete do prefeito no Centro Administrativo.

Gerson Haas informou que costuma ir ao Centro Administrativo durante a tarde e que cumpriu agendas normalmente na Prefeitura nas tardes de quinta, sexta e nesta segunda-feira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.