Canela aposta em união entre poder público e iniciativa privada para reposicionar destino turístico

WhatsApp Image 2025 04 15 at 18.39.19 Canela aposta em união entre poder público e iniciativa privada para reposicionar destino turístico

Kenia Jaeger e Manoela Scott, de Canela (Natália Strucchi/M&E)

SÃO PAULO – Com pouco mais de 100 dias de uma nova gestão, Canela, na Serra Gaúcha, vive um momento de renovação e reposicionamento do turismo. A cidade, conhecida por suas belezas naturais e pelos parques temáticos, busca fortalecer sua imagem como destino turístico de relevância nacional e internacional. A proposta é clara: valorizar os ativos locais, integrar forças e mostrar que Canela tem potencial para ser protagonista.

“Estamos realmente há um pouco mais de 100 dias de um governo novo com um propósito de gestão com olhar para o turismo e um reposicionamento do destino Canela com toda a força e toda a beleza que a cidade tem”, explicou a secretária-adjunta de Turismo, Kenia Jaeger. Segundo ela, a nova gestão do prefeito Gilberto Cezar e do vice, Gilberto Tegner, tem como uma das metas centrais consolidar Canela como a Capital Nacional dos Parques Temáticos.

A cidade já conta com atrativos naturais reconhecidos, como a Cascata do Caracol, e se destaca pela ampla oferta de entretenimento, gastronomia de alto nível e hotelaria qualificada. No entanto, o grande desafio, segundo Kenia, é consolidar todos esses elementos em um único posicionamento de destino.

Kenia explica que Canela e sua vizinha, Gramado, na prática, funcionam como um só para o turista. “A maioria dos entretenimentos estão em Canela e muitas vezes os visitantes ficam em Canela e não se dão conta”, pontua. A estratégia atual, segundo ela, é integrar forças na promoção da Serra Gaúcha como um todo, mas com Canela assumindo o protagonismo que lhe cabe.

Iniciativa privada confia na nova gestão
A confiança do trade turístico na nova gestão é um dos pilares do avanço. “Nós, como empresas privadas, estamos muito animados com essa nova gestão, confiando que juntos vamos fazer um bom trabalho”, afirmou Manuela Scott, diretora Comercial do Alpen Park, um dos principais atrativos da cidade.

Segundo Manuela, o parque recebe mais de 300 mil visitantes por ano e está sempre em busca de inovação. “Temos um público recorrente, então precisamos sempre trazer novidades”, comentou. Neste mês de abril, o Alpen Park inaugura sua montanha-russa tematizada em parceria com o Hector Studios, e já planeja a expansão do parque, incluindo um novo trenó.

Manuela destaca ainda a importância da união entre poder público e iniciativa privada. “A gente entende que temos que nos apropriar cada vez mais dessa questão de sermos a Capital Nacional dos Parques Temáticos. É com muito orgulho que falamos isso.”

Turismo para todos: comunidade incluída
Outro ponto forte da nova abordagem é a valorização da comunidade local. “Os parques e o entretenimento de Canela têm o visitante como foco, mas também envolvem a comunidade, que se sente pertencente”, afirma Kenia. Ela destaca que os empreendimentos turísticos têm oportunizado o acesso da população local aos atrativos, promovendo inclusão e identidade.

Além disso, a prefeitura lançou o calendário oficial de eventos da cidade, que contempla oito grandes celebrações ao longo do ano, como a Semana dos Namorados, a Temporada de Inverno, a Festa Colonial, o Festival Internacional de Teatro de Bonecos e o tradicional Sonho de Natal. “Esses eventos são pensados para que os empresários possam aproveitar o período da cidade decorada, do lúdico, que atrai mais turistas e movimenta toda a economia local”, explica Kenia.

A valorização dos artistas locais também é uma prioridade, com destaque para a programação cultural dos eventos, que inclui apresentações e ações que envolvem diretamente a comunidade canelense.

Um novo ciclo para Canela
Com o reforço do marketing institucional, a presença em grandes feiras de turismo, como a WTM Latin America, e a parceria cada vez mais próxima entre poder público e setor privado, Canela se posiciona para viver um novo ciclo de crescimento e visibilidade.

A cidade, que já é um dos destinos mais procurados para lazer no país, agora quer mais: ser reconhecida não apenas por seus parques, mas por todo o conjunto de experiências que oferece — natureza, gastronomia, eventos, cultura e hospitalidade.

“Canela está pronta para mostrar ao Brasil e ao mundo tudo que tem de melhor”, conclui Kenia Jaeger.

O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.