Com expositores e materiais em inglês, Paraná marca presença na WTM Latin America

20250414 1234060 scaled Com expositores e materiais em inglês, Paraná marca presença na WTM Latin America

Com expositores e materiais em inglês, Paraná marca presença na WTM Latin America (Divulgação/SETU)

O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná, da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Instituto Água e Terra (IAT), tem espaço de divulgação dos atrativos paranaenses, na WTM Latin America onde estão reunidos expositores e materiais promocionais. O Estado também aproveitou o alcance da feira para lançar os novos mapas turísticos do Paraná traduzidos para a língua inglesa.

Com programação intensa até esta quarta-feira (16), são esperadas mais de 29 mil pessoas no Expo Center Norte, palco do evento na capital paulista. Tendo em vista o grande número de visitantes – sobretudo estrangeiros –, foram lançados novos mapas em inglês, divulgando os segmentos de Turismo Gastronômico e de Ecoturismo & Aventura.

“Essa é uma referência de feira turística do mundo, porque é um encontro de negócios, com oportunidade de vender destinos e serviços. A WTM vem ao encontro dos planos do Estado, de promover o turismo do Paraná internacionalmente”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo. “Os novos mapas traduzidos também compõem isso, porque a comunicação é muito importante, sobretudo com o público estrangeiro”.

Eles mostram, de forma didática, as centenas de atrativos ligados a esses recortes, espalhados pelo Paraná. Com a tradução para o inglês, os novos mapas se somam a outros materiais de promoção turística do Estado já lançados anteriormente como o de Turismo Religioso, Náutico & Pesca, do Litoral e Noroeste, além de outras edições – algumas já em espanhol.

“É muito importante essa parceria do IAT com o turismo do Estado, porque muitos dos atrativos turísticos paranaenses também são Unidades de Conservação, refúgios ecológicos e afins. Inclusive, eles constam no novo mapa do Ecoturismo & Aventura paranaense, traduzidos em inglês, o que também ajuda a alavancar a imagem do turismo, aliado com o senso de preservação e conservação ambiental”, disse o diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT), Rafael Andreguetto.

PROMOÇÃO – Os atrativos presentes nos mapas fazem parte de levantamentos e curadorias dos órgãos do turismo estadual, identificando potenciais em cada um dos segmentos. Entre os atrativos gastronômicos estão ícones como a Carne de Onça de Curitiba, as Ostras de Cabaraquara e o Barreado, no Litoral, além de vinícolas e cervejarias paranaenses e muitos outros.

Já no recorte do Ecoturismo & Aventura estão em destaque locais para arvorismo, escaladas e contemplação da natureza, como Ponta Grossa (Campos Gerais), Foz do Iguaçu (Oeste) e outros municípios e atrativos.

Petterson Gherlandi, coordenador de Inteligência e Estratégia Turística da Setu, explica porque esses segmentos foram escolhidos para receber traduções. “O lançamento na WTM, a maior feira internacional que o Brasil recebe com pessoas de todo o mundo, foi planejado. Escolhemos a tradução do segmento Gastronômico e Ecoturismo & Aventura porque, enquanto estratégia de marketing, entendemos que esses são os dois segmentos em que o Paraná mais se destaca”, explicou.” Já tínhamos materiais em espanhol, por conta de feiras na América Latina, e agora, com essas versões em inglês, estamos preparados para atender e impactar ainda mais o público estrangeiro”, complementou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.