Evento debate desenvolvimento econômico e inovação em Canoas

De olho no futuro e no desenvolvimento econômico de Canoas, empresariado, administração municipal, academia e integrantes da sociedade civil se reuniram na primeira edição do Conexão da Inovação Canoas, realizado nesta terça-feira (15), no Centro. O evento debateu a construção de um ecossistema de inovação e promoveu trocas de experiências. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Workshop feito em parceria com o Inova RS foi realizado nesta terça-feira (15)



Workshop feito em parceria com o Inova RS foi realizado nesta terça-feira (15)

Foto: Nicole Goulart/Especial

O Salão Nobre da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) de Canoas recebeu cerca de 70 pessoas para participarem do primeiro workshop promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) em parceria com programa estadual Inova RS.

Uma das participantes é a gerente de banco Daniele Martins, que estava empolgada com a iniciativa. “É um tema extremamente relevante hoje. As empresas precisam estar em constante inovação e renovação para permanecerem competitivas. Espero que seja uma manhã produtiva e cheia de ideias para vencer esse ano”, destaca. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Com falas do empresário Alexandre Zigunovas Jr. e do gestor de inovação do Inova RS, Yuri Ribeiro, o workshop tratou da importância de diferentes atores estarem trabalhando em conjunto para o crescimento da cidade. “O ecossistema de inovação traz como resultados o desenvolvimento econômico, uma mulher qualidade de vida, atração de investimentos, competitividade e sustentabilidade. É fazer com que o desenvolvimento se mantenha a longo prazo”, afirma Zigunovas. 

E essa manutenção precisa estar alinhada com todos os envolvidos, sendo eles governo, academia e empresas. “Não tem problema o ecossistema começar só com uma base [governo, empresa ou universidade], o que temos que nos preocupar em construir é uma base mais sólida. Quando trocar de governo ou de reitor, o ecossistema se mantenha”, esclarece. 

Marco legal e ampliação do PCI 

Para além do Inova RS do qual Canoas faz parte, o município está em processo de elaboração de um marco legal da inovação, segundo a titular da SMDEI, Patrícia Augsten. 

“Já escrevemos a minuta da lei da inovação e está com a Procuradoria para análise. Assim, vamos criar uma política de inovação em Canoas. Para isso, não acreditamos que a inovação seja feita de forma isolada, acreditamos nesse ecossistema, nessa interlocução, nessa sinergia. Colocando a inovação no centro do desenvolvimento do município”, ressalta.

Uma das ações recentes da administração municipal foi a sanção da lei, em março, que autoriza a cedência de dois lotes no Parque Canoas de Inovação (PCI) para a empresa Eirene Projetos e Consultoria, especializada em automação agrícola e inovação tecnológica. A empresa se junta a outras três que integram o espaço, localizado no bairro Guajuviras. 

Para o presidente da associação das empresas do PCI, Marcos Dillenburg, a cidade precisa passar por “choque de inovação.” “Neste evento aqui, espera-se que faça um nivelamento dos diferentes atores sobre a importância da inovação para o desenvolvimento. E o PCI tem o potencial para ser o maior parque tecnológico do Estado, seja em área, seja em faturamento”, frisa. Ainda de acordo com o empresário, o parque pode abrigar cem empresas, calculando 10 mil empregos diretos e R$ 5 bilhões de faturamento em Canoas. 

Programa estadual

O Inova RS está vinculado a Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT) e tem o objetivo de colocar o Rio Grande do Sul no mapa global de inovação, como ressalta a gestora de inovação do programa, Alessandra Schnaider. “Para isso, nós dividimos o Estado em oito regiões, uma delas é a Metropolitana e Litoral Norte, onde entra Canoas. A proposta é exatamente promover o desenvolvimento local e regional dos municípios, tendo essas discussões e levando inovação junto com outras lideranças.”

De acordo com o programa, a proposta é tornar Canoas e outras cidades da região uma referência global em inovação através de especialização em saúde, educação, economia criativa e tecnologia da informação e comunicação até 2030. No evento desta terça-feira, representantes de Esteio e Gravataí estiveram presentes. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.