Itajaí desbanca capitais e ganha destaque em ranking do IBGE

Foto mostra prédios de Itajaí, cidade que desbancou 3 capitais em ranking do IBGE

Cidade é destaque na última pesquisa de Gestão do Território do IBGE, divulgada em março – Foto: Divulgação SECOM Itajaí/ND

Um ranking do IBGE divulgado em março identifica os Centros de Gestão existentes em todo o país. Itajaí ocupa a 26ª posição nacional, sendo o município de maior valor dentre os que não são capitais nem fazem parte de regiões metropolitanas na pesquisa de Gestão do Território 2024.

A cidade do Litoral Norte de Santa Catarina integra um seleto grupo onde apenas 39,1% dos municípios brasileiros está presente, sendo considerada como Centro de Gestão do Território, isto é, uma das responsáveis pelo papel de comando na rede urbana brasileira.

O estudo traz aspectos sobre a Gestão Empresarial (municípios com atividades empresariais que atuam de forma articulada a outros municípios); e sobre a Gestão Pública (instituições públicas estaduais e federais com unidades descentralizadas).

Itajaí desbancou capitais em ranking do IBGE

Segundo o instituto, o resultado de Itajaí foi impulsionado principalmente pelo desempenho do município no indicador de “intensidade empresarial”, ao abrigar um número expressivo de sedes e filiais de empresas multilocalizadas.

No ranking do IBGE, a cidade chegou a superar até mesmo o indicador de capitais como Manaus (AM), Cuiabá (MT) e Belém (PA).

“Tem uma pujança grande no estado de Santa Catarina, que não está restrita à capital. Isso é uma coisa que interessa muito, porque cada vez mais as cidades do interior do estado têm maior papel econômico e político”, avalia a gerente substituta e assistente da pesquisa, Evelyn Pereira.

Foto mostra prédios de Itajaí, cidade que desbancou 3 capitais em ranking do IBGE

Número de funcionários de empresas externas cresceu em Itajaí – Foto: Divulgação/ND

Entre as cidades que mais apresentaram crescimento relativo do número de assalariados externos, Itajaí se destaca por seu setor industrial e pelo polo naval/portuário. Nesse ranking, a cidade é destaque pelo crescimento no comparativo entre os anos de 2012 e 2021.

O indicador contabiliza a quantidade de funcionários assalariados que residem em cidades diferentes da sede da empresa. “Entre as cidades que mais apresentaram crescimento relativo do número de assalariados externos, Itajaí se destaca com 79,8%”, aponta o relatório.

“O Município de Itajaí está atento e junto com a sociedade vai construir um ambiente de negócios ainda melhor para uma cidade cada vez mais próspera”, avalia o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, João Paulo Kowalsky.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.