Lesões no ombro: ortopedista ensina o que fazer para evitar problema

Uma das queixas mais recorrentes em consultórios médicos de ortopedistas são as dores nos ombros e a dificuldade que elas geram ao realizar movimentos básicos. Uma das explicações para isso é o fato de essa articulação ser a de maior mobilidade do corpo humano, capaz de realizar um movimento de aproximadamente 360 graus de rotação, o que a torna mais propensa a sofrer lesões, seja em atividades esportivas ou laborais.

De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, somente em 2022, quase 15 mil brasileiros precisaram ser afastados do trabalho por conta de lesões no ombro. Para o médico ortopedista e traumatologista do esporte Bruno Canizares, a incidência revela uma necessidade de prevenção cada vez mais precoce.

“Devido à dependência tecnológica que vivemos atualmente, dores inflamatórias decorrentes de movimentos repetitivos, como tendinite e bursite, por exemplo, podem afetar pacientes em diferentes idades. Já em atividades esportivas, a falta de aquecimento e fortalecimento muscular pode provocar luxações (deslocamentos) e fraturas até em crianças. Por isso, há a necessidade de saber exatamente como prevenir lesões”, explica.

Como prevenir lesões no ombro

Para evitar a ocorrência de lesões no ombro é importante sempre se aquecer antes de começar qualquer tipo de atividade e respeitar os limites do corpo, evitando exageros durante os treinos. Ou seja, evitar pegar peso em excesso, dar tempo de descanso suficiente para o corpo se recuperar entre um treino e outro, realizar exercícios com a supervisão de um profissional e nunca começar a prática sem uma avaliação médica prévia.

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.