“Me envergonho de ter feito parte do governo passado”, diz Ito Luciano, agora aliado de Finck na Câmara

A relação política entre o experiente vereador Ito Luciano (Podemos) e o prefeito Gustavo Finck (PP) em nada lembra os tempos de discursos acalorados e troca de farpas na Câmara de Novo Hamburgo, quando Ito era aliado do governo Fatima Daudt (PSDB) e Finck fazia oposição ferrenha. Após prometer “acabar com a era dos Luciano” no Executivo, Finck agora conta com novo aliado no Legislativo.

Ito Luciano | abc+



Ito Luciano

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Durante a sessão da Câmara desta segunda-feira (14), Ito Luciano não poupou críticas à gestão anterior e fez um apelo para que o Legislativo assuma responsabilidades diante dos desafios enfrentados pelo município.

“Não adianta a gente citar aqui aluguel social, não adianta citar as dificuldades que nós sabemos que existem. Eu me envergonho de ter feito parte do governo passado, que deixou um caminhão de dívidas e problemas para a cidade”, declarou na tribuna.

A declaração de Ito simboliza uma mudança de postura que já estava clara nas últimas semanas. O vereador inclusive participou, semana passada, do evento alusivo aos 100 dias do governo Finck. O vice-prefeito Gerson Haas (PL) foi convidado somente meia hora depois que o evento já havia começado.

LEIA TAMBÉM: Vice-prefeito de Novo Hamburgo foi convidado para evento dos 100 dias de governo meia hora após o início

Seja na condição de vereador ou de liderança política, Ito Luciano vem participando direta e indiretamente dos governos de Novo Hamburgo desde os anos 1990. O filho dele, Naasom Luciano, foi secretário municipal de Saúde de Novo Hamburgo no momento mais agudo da pandemia de Covid-19. Naasom saiu do governo em 2022, quando concorreu a deputado estadual.

O que chama atenção agora é que na campanha e mesmo depois de eleito, Finck declarou que acabaria com a “era dos Luciano”, uma referência à indicação de CCs por vereadores.

Ainda na sessão de ontem, Ito Luciano conclamou os vereadores a assumirem uma postura mais proativa em relação ao governo: “Nós não podemos transferir a nossa responsabilidade de poder constituído, como Legislativo, transferir tudo para o prefeito”, enfatizou.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

Moradias populares

O discurso foi durante a discussão de uma moção de apelo apresentada pelo presidente da Câmara, o vereador Cristiano Coller (PP). A proposta solicita que a Prefeitura articule com o governo federal a construção de moradias em um terreno da Trensurb localizado na Rua Celestino Killing, no bairro Santo Afonso.

O espaço, que inicialmente seria destinado à ampliação do campus do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), teve sua finalidade revista após a enchente do ano passado. Como a área foi alagada, a União não autorizou o uso do terreno para esta finalidade.

Agora o presidente da Câmara sugere que o terreno seja reaproveitado para atender à demanda das 58 famílias que vivem no entorno do dique, no bairro Santo Afonso, e que devem deixar suas casas — localizadas entre as ruas Managua e Eldorado — para a realização de obras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.