Nissan inicia produção do novo Kicks no Brasil; SUV chegará em junho

A Nissan anunciou hoje (15) o início da produção da nova geração do Kicks no Brasil. O processo produtivo ocorre na fábrica de Resende (RJ), que concentra todas as etapas de montagem, garantindo que o modelo atenda às expectativas do consumidor brasileiro. Porém, sua chegada oficial será mais para frente.

A marca registrou crescimento de 35% no mercado nacional entre 2023 e 2024. Para sustentar essa expansão, a unidade fluminense recebeu 169 robôs, dos quais 98 são novos e dedicados à produção da nova geração do SUV. Outra novidade voltada à eficiência operacional é a adoção de 29 veículos autoguiados (AGVs), que fazem o transporte de peças ao longo da linha de montagem da fábrica de Resende.

O nível de automação dessa instalação chega a 85%, com uma capacidade de produção de 32 veículos por hora (atualmente a fábrica roda com 24 carros por hora). A nova geração do Nissan Kicks chegará ao Brasil em junho com mais itens de série e será equipado com inédito motor 1.0 turbo, uma mudança significativa na linha.

Linha de montagem dos Nissan Kicks e Kicks Play no Brasil
Produção do Nissan Kicks e Kicks Play no Brasil [Auto+/ Rafael Déa]

Detalhes principais

Sua nova geração será fabricada em Resende (RJ). A versão anterior, no entanto, continua disponível com o nome Kicks Play. É oferecida em três versões, com preços a partir de R$ 117.990. O novo Kicks será produzido a partir da plataforma modular CMF-B, fruto da união entre Renault, Nissan e Mitsubishi. Aliás, a nova geração tem novo tamanho.

A nova geração do Nissan Kicks está 5,6 cm maior, chegando em 4,37 m. Ele ganhou 4 cm na largura, agora terá 1,80 m. A altura recebeu 2 cm e chegou em 1,63 m e o entre-eixos tem mais 3,6 cm, chegando em 2,66 m. Seu motor turbo também será produzido na planta de Resende. Ele é parecido com o que equipa o Renault Kardian. Mas, é provável que ganhe números próprios.

Linha de produção do novo Nissan Kicks
Produção do Nissan Kicks e Kicks Play no Brasil [Auto+/ Rafael Déa]

O câmbio será automático e a suspensão traseira será independente, com sistema Multilink. Além do novo Kicks, a planta do Rio de Janeiro ainda será o berço de um SUV inédito, que será exportado para mais de 20 países da América Latina, segundo a própria montadora.

“Todos os processos adotaram uma maior robustez, assim como uma expansão do controle de solda durante o processo de produção” , segundo Marco Biancolini, diretor de novos projetos da Nissan. Tanto esse novo SUV quanto o novo Kicks fazem parte do ciclo de investimentos de R$ 2,8 bilhões, anunciado pela fabricante.

Por fim, Guy Rodrigues, presidente da Nissan América Latina, contou que a planta de Resende teve aumento da quantidade de robôs, a capacidade de solda e mais grande parte do investimento está direcionado à modernização da instalação e ao desenvolvimento do novo SUV e do novo Kicks.

Carcaça do novo Nissan Kicks pintado de vermelho
Produção do Nissan Kicks no Brasil [Auto+/ Rafael Déa]

Quais são suas expectativas para a nova geração do Nissan Kicks? Escreva nos comentários


O post Nissan inicia produção do novo Kicks no Brasil; SUV chegará em junho apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.