NVIDIA vai substituir humanos em 61 mil restaurantes de fast food

Uma nova era está prestes a começar no setor de fast food, e a NVIDIA está liderando essa transformação. Em um anúncio que agitou a indústria, a gigante da tecnologia firmou uma parceria estratégica com a Yum! Brands, dona de marcas icônicas como Taco Bell, KFC e Pizza Hut, para implementar soluções de inteligência artificial (IA) em 61 mil restaurantes ao redor do mundo.

A iniciativa promete substituir humanos que anotam e recebem os pedidos. Ou seja, mais um emprego que a IA almeja tomar conta.

NVIDIA e Yum! Brands

A parceria entre a NVIDIA e a Yum! Brands tem como objetivo implementar soluções de IA em 500 restaurantes ainda este ano, com planos de expansão para as mais de 61.000 unidades da Yum! Brands globalmente.

A Yum! opera marcas como KFC, Taco Bell, Pizza Hut e Habit Burger & Grill, e é a maior empresa de restaurantes do mundo em número de unidades. Além disso, vale destacar que a Yum! Brands não está terceirizando. Na realidade, o plano é construir uma solução própria chamada Byte by Yum, uma plataforma digital proprietária que conta com mais de 2.000 tecnólogos.

Segundo anúncio da Yum! experiências generativas para o cliente, por meio de IA, podem ajudar a acelerar as operações. Como por exemplo, pedidos automatizados. Mas muitas vezes são difíceis de escalar por causa da complexidade e dos custos.

“Para gerenciar essa complexidade, os desenvolvedores da Byte by Yum! utilizaram microsserviços NVIDIA NIM e NVIDIA Riva para criar novos agentes de pedidos por voz acelerados por IA em menos de quatro meses”, escreveu a empresa.

Ainda segundo o anúncio, a tecnologia da Nvidia permite com que que os agentes de IA entendam a fala natural, processem pedidos complexos de menu e sugiram complementos. Assim, potencialmente aumentando a precisão e a satisfação do cliente e ajudando a reduzir gargalos em locais de alto volume.

Mais um emprego ameaçado pela IA?

A Yum! Brands planeja substituir todos os atendentes humanos por sistemas de IA, começando com uma fase inicial em 500 restaurantes no próximo trimestre.

Ademais, a mudança não se limita à automação simples: a IA da Yum! será capaz de gerenciar pedidos por voz, processar transações em drive-thrus e até lidar com picos de demanda, como em dias de grandes eventos esportivos.

“Na Yum, temos uma visão ousada de oferecer recursos tecnológicos de ponta, impulsionados por IA, aos nossos clientes e membros da equipe em todo o mundo”, disse Joe Park, diretor digital e de tecnologia da Yum! Brands, Inc. e presidente da Byte by Yum!.

“Estamos entusiasmados com a parceria com uma empresa pioneira como a NVIDIA para nos ajudar a acelerar essa ambição. Essa parceria nos permitirá aproveitar os ricos conjuntos de dados operacionais e de consumidores em nossa plataforma integrada Byte by Yum! para construir mecanismos de IA mais inteligentes que criarão experiências mais fáceis para nossos clientes e membros da equipe”, finalizou.

Uma das grandes questões, como todos os empregos que envolvem a aplicação de IA, é o impacto sobre os trabalhadores. A Yum! Brands afirma que os funcionários não serão eliminados, mas terão seus papéis redefinidos.

Em vez de tomar pedidos, os funcionários se concentrarão mais em atendimento ao cliente e hospitalidade. Desse modo, eles ajudarão os clientes a navegar pelos novos sistemas de pedidos e garantirão uma experiência positiva nos restaurantes.

O conteúdo NVIDIA vai substituir humanos em 61 mil restaurantes de fast food aparece primeiro em BlockTrends – Blockchain Notícias | Investimentos | Economia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.