Prefeitura inicia demolição de casas para abrir acesso a futuro loteamento no bairro Canudos

A Prefeitura de Novo Hamburgo deu início ao processo de demolição de residências irregulares no bairro Canudos para a implantação de um loteamento onde devem ser construídas 900 unidades habitacionais de cunho social em uma área de terra privada que fica ao lado do Aeroporto Regional Pedro Adams Neto, antigo Aeroclube de Novo Hamburgo.

  • RELEMBRE: Prefeitura disse que demolição da casa de dona Louraci era desinformação

Casa onde dona Louraci morou por 40 anos foi demolida para construção de uma rua | abc+



Casa onde dona Louraci morou por 40 anos foi demolida para construção de uma rua

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

O processo de demolição de imóveis começou nesta segunda-feira (14), com a retirada da idosa Louraci Atayde Corrêa, de 83 anos, que residia há mais de 40 anos em um terreno localizado na esquina das ruas Athanásio Becker e Elvira Maria da Conceição.

No local, está projetada a abertura de uma rua que será o principal acesso ao loteamento. O empreendimento será erguido em área pertencente à JDS Participações e Empreendimentos e construído pela MC3 Engenharia — empreiteira selecionada pelo governo federal para executar os prédios residenciais nos moldes do programa Minha Casa Minha Vida. Os imóveis serão adquiridos pelo próprio governo federal para abrigar famílias que tiveram suas casas destruídas pela enchente de maio de 2024.

Louraci e outras duas famílias, cujas casas também não existem mais, foram realocadas para imóveis provisórios. Os aluguéis serão custeados pela MC3 Engenharia, incorporadora responsável pelo novo empreendimento, cuja sede fica no município de Carapicuíba (SP).

Louraci Atayde Corrêa, 83 anos, recebeu notificação no início de março | abc+



Louraci Atayde Corrêa, 83 anos, recebeu notificação no início de março

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

A casa onde Louraci morava — em terreno considerado área pública pela Prefeitura — foi demolida logo após sua mudança. No mesmo terreno residiam dois de seus filhos, que também tiveram suas casas derrubadas. A construtora se comprometeu a arcar com o aluguel dessas famílias até que sejam contempladas por um programa habitacional definitivo.

  • CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade do ABCmais no WhatsApp

O advogado da família, Lúcio Pithan, destacou que a saída voluntária de Louraci e dos filhos foi viabilizada após a assinatura de um acordo extrajudicial, homologado pelo Judiciário, com acompanhamento da Defensoria Pública do Estado, que atua como guardiã do cumprimento do que foi pactuado. “Tudo foi feito com a devida tranquilidade e visando garantir a dignidade dessas famílias, especialmente para Louraci, que é idosa”, pontua.

Prefeitura negou que casa de dona Louraci seria demolida

No início de março, quando Louraci recebeu a notificação da Prefeitura para deixar a casa, o governo de Novo Hamburgo chegou a contestar uma reportagem do Grupo Sinos que noticiava o plano de demolição do imóvel para abertura de uma rua.

Na ocasião, a assessoria de imprensa da Prefeitura classificou a notícia como “desinformação”, alegando que o Executivo “não prometeu ou sequer sugeriu demolir o imóvel no qual uma idosa de 83 anos reside”. Na tarde desta segunda-feira (14), no entanto, a residência foi efetivamente colocada abaixo por máquinas da própria Prefeitura — operação acompanhada de perto por membros do alto escalão do governo municipal.

O outro lado

De acordo com a Prefeitura, quando finalizado o empreendimento, as famílias que precisaram deixar suas residências receberão uma das 900 unidades habitacionais. Ainda não há uma data definida para o início das obras. Neste momento, os projetos estão em fase de aprovação. Após a ordem de início, a empresa terá 18 meses para concluir o empreendimento.

O investimento é de cerca de R$ 180 milhões, utilizando como base o valor empenhado no programa Compra Assistida, que é de R$ 200 mil por unidade. A contrapartida do Município consiste na abertura do local de acesso ao empreendimento e instalação do saneamento básico (água e luz).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.