Arthur Lira evita comentar sobre ser vice de Bolsonaro, mas menciona “honraria”

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), adotou um tom evasivo ao ser questionado sobre uma possível candidatura à vice-presidência da República em 2026, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em entrevista concedida nesta quarta-feira (16) em Alagoas, Lira declarou que tanto a vice-presidência quanto uma vaga no Senado são “cargos que honrariam qualquer brasileiro”.

Leia também

Pejotização: decisão de Gilmar Mendes realça disputa entre STF e Justiça do Trabalho

Entidades já se manifestam a favor da competência da Justiça trabalhista para julgar casos de fraudes, mas STF quer buscar pacificação; especialistas debatem e opinam sobre decisão

LDO de 2026 é pouco realista e indica contas públicas estranguladas, dizem analistas

Economistas enfatizaram que os números evidenciam estrangulamento orçamentário com potencial de paralisar a máquina pública após o atual mandato de Lula

“Ser vice-presidente da República em qualquer chapa e ocupar uma vaga no Senado Federal são dois cargos que honrariam qualquer brasileiro”, afirmou o deputado, destacando que o momento é de diálogo e cautela com seu grupo político sobre os próximos passos.

Apesar da proximidade com o campo bolsonarista, Lira tem mantido canais de comunicação abertos com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Atualmente, Lira é relator na Câmara do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda — uma pauta considerada estratégica para a popularidade de Lula e que já mobiliza a base aliada.

A proposta em debate, que busca aliviar a carga tributária da classe média e ampliar a justiça fiscal, encontra forte respaldo popular. Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste mês, 76% dos brasileiros apoiam aumentar o Imposto de Renda de quem ganha mais de R$ 50 mil por mês. Já a proposta de isenção para salários de até R$ 5 mil tem apoio de 70% da população.

Lira deve se reunir em breve com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir ajustes no texto. O deputado tem sugerido alterações baseadas em um projeto aprovado pela Câmara em 2021, durante sua gestão como presidente da Casa, mas que não avançou no Senado.

Enquanto se equilibra entre o governo Lula e o campo bolsonarista, Lira adia definições sobre seu futuro político — mas não descarta protagonismo na eleição presidencial de 2026.

The post Arthur Lira evita comentar sobre ser vice de Bolsonaro, mas menciona “honraria” appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.