Camila Pitanga exalta o SUS em meio à polêmica de Jojo Todynho

A atriz Camila Pitanga marcou presença na festa de lançamento da nova novela das 19h da Globo, Dona de Mim, realizada nesta quarta-feira (16/4) no Museu de Arte do Rio (MAR), na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Em entrevista, a artista deu detalhes sobre o papel que interpretará na trama de Rosane Svartman.

Camila fará uma participação especial na história, dando vida a uma personagem que morre após ser diagnosticada com câncer no útero.

Falou sobre a importância do SUS

Durante conversa com jornalistas, a atriz aproveitou o enredo para reforçar a importância do cuidado preventivo com a saúde da mulher, fazendo um apelo pela conscientização sobre o diagnóstico precoce e a vacinação contra o HPV.

“É muito importante não esperar ficar doente para se cuidar. Muitas mulheres acabam não tendo sorte no tratamento porque identificam quando a doença já está muito lá na frente. E outra coisa: a vacina está aí, do HPV. Viva o SUS, que disponibiliza a partir dos 13 anos. Ter uma vacina diminui as chances”, alertou a artista.

Sem citar nomes, Camila ainda fez questão de defender o Sistema Único de Saúde, que recentemente foi alvo de polêmica nas redes sociais.

“Vacina, vigilância sanitária… são tantas coisas que são serviços gratuitos. Eu sei, ainda que demore, ainda que a gente possa aprimorar, é algo que poucos países têm. É um modelo de saúde para muitos países. Críticas a serem feitas, com coisas a serem superadas, mas a gente tem que abraçar o SUS e não brigar com o SUS”, opinou.

Assista ao vídeo

 

Entenda a polêmica

Durante sua participação no podcast Fala Guerreiro Cast, Jojo Todynho gerou controvérsia ao criticar a postura de pessoas que defendem o SUS e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mas que, segundo ela, mantêm comportamentos contraditórios. Ela ironizou: “Diz que é socialista, mas tá com iPhone 16. Diz ‘viva o MST’, mas tá de Redley no pé.”

Jojo também questionou a sinceridade daqueles que exaltam o SUS publicamente, mas possuem plano de saúde particular: “As pessoas que muito falam sobre essa questão de ‘viva o SUS’, ‘viva não sei o quê’, têm plano de saúde.”

A cantora ainda sugeriu que muitos estão mais preocupados com ganhos pessoais do que com o bem-estar coletivo: “A realidade é que tá todo mundo com dinheiro no bolso, querendo mais é que a sociedade se exploda.”

A fala de Cariúcha contra Jojo Todynho

Logo após as falas de Jojo Todynho viralizarem na web, Cariúcha foi até as suas redes sociais comentar o assunto. De forma indignada, a apresentadora se pronunciou: “Me revolta algumas pessoas que só sabem falar merda.” Sem citar nomes, Cariúcha seguiu dizendo que a cirurgia no estômago teria diminuído, além do peso, o cérebro da “pessoa”:

“A cirurgia do estômago não diminuiu só o tamanho da pessoa, não. Diminuiu também o cérebro dela”, disparou Cariúcha, ironizando Jojo Todynho.

“Nós dependemos do SUS para quase tudo, sabia? Não só para a saúde. Até a água que chega para a gente depende do SUS. Até os ricos dependem do SUS. A vacina vem do SUS, transplante de órgãos vem do SUS. Eu defendo muito, porque usei o SUS a minha vida inteira”, declarou.

5 imagens

Jojo viralizou com falas contra o SUS

A cantora disse que só eleogia com não usa o SUS
Jojo Todynho
Jojo Todynho
1 de 5

Reprodução.

2 de 5

Jojo viralizou com falas contra o SUS

Reprodução.

3 de 5

A cantora disse que só eleogia com não usa o SUS

Instagram/Reprodução

4 de 5

Jojo Todynho

Reprodução

5 de 5

Jojo Todynho

Reprodução

Jojo expôs Cariúcha

A polêmica ganhou ainda mais força no início desta semana, após Jojo Todynho expor vídeos antigos de Cariúcha fazendo críticas ao Sistema Único de Saúde e dando a entender que a apresentadora teria recebido dinheiro do governo federal para falar bem do órgão.

Em declaração dada ao Fofocalizando, Cariúcha negou que tenha recebido qualquer valor do Ministério da Saúde para fazer um vídeo defendendo a pasta e comentou que todo cidadão tem o direito de criticar o programa do governo, mas que reconhece sua importância para o país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.