Com Lula, Exército reforça defesa contra ameaças internacionais; vídeo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quarta-feira (16/4), da cerimônia em comemoração ao Dia do Exército, no Quartel-General, em Brasília.

Durante a leitura da Ordem do Dia, o general Tomás Miguel Miné Ribeiro, comandante do Exército, fez menção ao cenário internacional e reforçou a defesa contra “ameaças híbridas, difusas e multidimensionais”.

Veja vídeo da cerimônia:

A mensagem também cita o aumento do investimento em recursos militares em outras regiões do mundo, e sugere “atenção redobrada” ao tema no Brasil.

“Voltando nossos olhares para o cenário internacional, podemos verificar que o mundo passa por uma transformação rápida e, ao mesmo tempo, profunda em suas estruturas geopolíticas tradicionais. Os investimentos em defesa vêm crescendo exponencialmente em todas as regiões do globo, uma realidade que sugere ao nosso país atenção redobrada em relação à proteção dos brasileiros e dos ativos consagrados pela Constituição”, diz o discurso.

“A defesa nacional precisa estar preparada para enfrentar ameaças híbridas, difusas e multidimensionais, que não se manifestam claramente como os conflitos convencionais do passado”, reforça o general.

O chefe do Planalto marcou presença no evento pelo terceiro ano consecutivo, em gesto aos militares. Oficialmente, a data é comemorada em 19 de abril, em referência à Batalha dos Guararapes, mas a cerimônia foi antecipada.

Durante a solenidade, autoridades, instituições e militares serão condecorados com medalhas. Além disso, ocorre o tradicional desfile das tropas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.