Com nova Secretária, Porto Alegre reforça papel estratégico do destino como entrada turística do RS

Rosani Pereira e Juliane Noschang de Porto Alegre Com nova Secretária, Porto Alegre reforça papel estratégico do destino como entrada turística do RS

Rosani Pereira e Juliane Noschang, de Porto Alegre

SÃO PAULO – Durante a WTM, em São Paulo, a nova Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Rosani Pereira, apresentou os planos da capital gaúcha para se consolidar como o principal ponto de entrada dos visitantes no Rio Grande do Sul. Ao lado do governo estadual e de outros municípios, Porto Alegre vem ganhando destaque por sua infraestrutura turística, atrações culturais e experiências gastronômicas.

“A capital é o cartão de visitas do nosso estado. A maioria dos turistas que chegam ao Rio Grande do Sul passa por Porto Alegre — seja por via aérea ou rodoviária — e nosso objetivo é que permaneçam aqui ao menos um ou dois dias para conhecer o que temos de melhor”, destaca Rosani.

Mais de 800 mil argentinos e uruguaios já entraram no estado em 2025, muitos deles por terra, tornando a cidade um ponto estratégico para quem deseja explorar o litoral ou a Serra Gaúcha. Para Rosani, o foco da nova gestão é ampliar a oferta de experiências e dar visibilidade a uma Porto Alegre vibrante, moderna e acolhedora.

Cultura, gastronomia e tradição

Entre os atrativos destacados estão o turismo náutico no Guaíba, o circuito das vinícolas urbanas, microcervejarias artesanais, além da ampla variedade gastronômica que vai de parrijas a comida asiática. “O Mercado Público, por exemplo, é o mais antigo do Brasil e hoje funciona até à noite, com eventos como noites de jazz nas quintas-feiras”, reforça.

A cidade também se prepara para receber os turistas no segundo semestre com a chegada do frio. Eventos como a Semana Farroupilha e a Noite dos Museus, no fim de novembro, valorizam a tradição e o patrimônio histórico da cidade. “Porto Alegre é ideal para quem quer sentir o frio gaúcho de forma acolhedora, com charme, vinho e boa comida”, afirma Rosani.

Esporte, revitalização urbana e segurança

Além da cultura, Porto Alegre vem se destacando pelo turismo esportivo. Em junho, a cidade sedia a segunda maior maratona do Brasil, com mais de 17 mil inscritos. “O percurso passa por pontos históricos e até dentro do Mercado Público. É uma experiência encantadora”, diz a secretária.

Ela também reforça que os principais pontos turísticos estão seguros, revitalizados e prontos para receber visitantes. “A cidade conta com um centro de monitoramento de segurança com câmeras espalhadas por áreas estratégicas e índices de criminalidade em queda. O Centro Histórico e a Orla estão bem iluminados, restaurados e muito agradáveis.”

De acordo com levantamento da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Penal, o Rio Grande do Sul registrou uma queda de 17% no número de homicídios em 2024 — o menor índice da série histórica, tornando o último ano o mais seguro já registrado no estado.

Porto Alegre de portas abertas

Para finalizar, Rosani destacou o cuidado com a cidade após as enchentes e reforçou que Porto Alegre está pronta para receber os visitantes. “Os pontos afetados foram revitalizados e seguimos com obras importantes para proteger a cidade e garantir ainda mais segurança. Estamos preparados para receber todos de braços abertos.”

Com um olhar voltado à inovação, ao acolhimento e ao resgate das tradições locais, a nova gestão quer mostrar ao Brasil — e ao mundo — que Porto Alegre é um destino vibrante, cheio de história, sabores e experiências inesquecíveis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.