Feira do Livro de Portão já tem data e patrono definidos; confira

A Prefeitura de Portão promoveu o primeiro evento para divulgar a Feira do Livro da cidade, que ocorre no mês que vem: o convite oficial ao patrono do evento, o escritor Eliandro Rocha.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Boneco Pé de Letra, Andrea Guedes, Eliandro Rocha, prefeito Delmar Hoff, Rosaura Gomes e Lorenzo Cornelius no encontro que definiu o patrono da feira



Boneco Pé de Letra, Andrea Guedes, Eliandro Rocha, prefeito Delmar Hoff, Rosaura Gomes e Lorenzo Cornelius no encontro que definiu o patrono da feira

Foto: Matheus Oliveira/Prefeitura de Portão

Autor de 12 livros, Eliandro é formado em Marketing pela Ulbra, cursou escrita criativa na PUC e direcionou sua carreira à literatura infantil. Já teve suas obras no Catálogo de Bolonha, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e tem livros traduzidos para China, Coreia, Malta e Argentina. Em 2016, recebeu o Prêmio Sylvia Orthof pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, com o livro “Roupa de Brincar”, e foi finalista do Prêmio Jabuti em duas categorias.

A feira portonense tem realização da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e do Sesc São Leopoldo. O convite a Eliandro foi feito em encontro na segunda-feira (14), no gabinete do prefeito, Delmar Hoff, o Kiko, e contou com as presenças da titular da Seme, Rosaura Gomes, da diretora do Sesc leopoldense, Andrea Guedes, e do agente de Cultura e Lazer da entidade, Lorenzo Cornelius, além do boneco Pé de Letra.

LEIA TAMBÉM: Grupo do Vale do Sinos que extorquia empresários tem R$ 13 milhões bloqueados em operação

No quintal de casa

“Fiquei muito feliz com o convite. Como disse ao nosso prefeito, eu trabalho em tantos estados brasileiros e estar no quintal de casa tem um gosto especial. Sinto-me energizado quando encontro pessoas que acreditam na leitura como fator primordial para construção de uma comunidade pensante”, disse Eliandro.

Ponto de encontro

A secretária de Educação, Rosaura Gomes destacou que o evento tem um importante papel na promoção da leitura, cultura e da literatura. “A expectativa é oportunizar que a Feira do Livro seja um ponto de encontro e uma troca de experiências entre as crianças, estudantes, profissionais da educação e famílias, contribuindo para um ambiente de aprendizado e incentivo à leitura”.

VEJA AINDA: Feiras do peixe começam na região

Atividades pré-programação

“O Sesc e a Prefeitura de Portão promovem mais uma edição da Feira do Livro, com o objetivo de incentivar e despertar a formação de leitores, com uma programação que integra diferentes linguagens artística”, reforçou a diretora do Sesc, Andrea Guedes.

Ela lembra que a edição deste ano ganhará um dia a mais de atividades, e ressalta as ações programadas já para o período que antecede a feira. Uma delas é o Projeto Autor na Escola, que ocorre de 28 de abril a 9 de maio, e por onde todas as escolas receberão a vivência com um autor. Outra atividade é a caça aos Livros, que deve ocorrer na Praça do Chafariz, no dia 9 de maio.

“Estamos muito felizes também, com a escolha do patrono, o escritor de Portão, Eliandro Rocha. Com certeza, esta será mais uma edição de muito sucesso”, estima Andrea.

A Feira do Livro de Portão ocorrerá de 13 a 17 de maio. De terça a sexta-feira, o evento estará aberto das 8h ao meio-dia e das 13h às 19h. No sábado, o espaço funcionará das 9h às 20h. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.