Fiat agora só vende carros 1.0 com câmbio manual – a exceção são veículos comerciais

Bem que a Fiat avisou que o mercado brasileiro iria se virar rapidamente para o câmbio automático. Isso começou quando a marca lançou os motores 1.0 T200 e 1.3 T270. A marca afirmou categoricamente que eles não haviam sido desenvolvidos para usar câmbio manual. Agora, os carros de passeio da Fiat com câmbio manual só terão motor 1.0 aspirado.

Segundo informações apuradas pela revista Auto Esporte, a Fiat suspendeu as vendas de Argo e Cronos com motor 1.3 quatro cilindros aspirado e transmissão manual de cinco marchas. Os dois compactos eram os remanescentes dessa variante de conjunto mecânico. Visto que o Pulse 1.3 manual já havia morrido.

Quando a Fiat lançou a linha 2026 do Argo, esse movimento já havia ficado claro. O modelo perdeu a versão Drive 1.3 manual. Hoje, a gama do hatch compacto é constituída por duas versões 1.0 aspiradas com transmissão manual de cinco marchas. Além disso, há duas versões 1.3 aspiradas com câmbio automático.

Fiat Cronos 2026 prata em uma cegonha de frente
Fiat Cronos 2026 [reprodução]

Na prática, o único modelo da Fiat que ainda tinha esse tipo de conjunto 1.3 com câmbio manual era o Cronos. Contudo, o sedan compacto será reestilizado e deve passar pela mesma reorganização de versões as quais o Argo passou. Com isso, quem quiser um Fiat 1.3 manual, terá de recorrer aos utilitários.

As sobreviventes

Se Pulse, Argo e Cronos só usam câmbio CVT com o 1.3 Firefly, os utilitários da Fiat serão a última esperança do motor aspirado mais potente da marca ter pedal de embreagem. Hoje, a Strada, nas versões Endurance, Freedom e Volcano, usa a caixa manual de cinco marchas. Assim como a Fiorino, vendida em versão única.

Fiat Strada Endurance branca
Fiat Strada Endurance [divulgação]

O porém é que a Strada tem opção de câmbio automático do tipo CVT na versão Volcano. Aliás, essa versão deverá deixar de oferecer opção manual. Como são veículos usados para transporte de cargas e têm uma vocação de trabalho, o câmbio CVT pode não dar conta e custar mais caro. Por isso, serão os últimos Fiat 1.3 manuais no Brasil.

Você acredita que a Fiat vai deixar de oferecer câmbio manual em seus carros será uma boa estratégia? Conte nos comentários.


O post Fiat agora só vende carros 1.0 com câmbio manual – a exceção são veículos comerciais apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.