Financiamento de veículos recua 2,3% em março

As vendas de veículos financiados no Brasil registraram queda de 2,3% em março de 2025, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados dia 15 pela B3, a bolsa de valores de São Paulo. Em relação a março de 2024, a retração foi de 3,6%. No total, foram comercializados 551 mil veículos por meio de financiamento, somando unidades novas e usadas.

A desaceleração afetou principalmente o segmento de veículos leves, com queda de 4,4% em relação ao mesmo mês do ano passado e recuo de 3,8% ante fevereiro deste ano. O setor de veículos pesados também registrou retração: 6,7% na comparação anual e 1,1% na variação mensal.

Na contramão, o segmento de motocicletas apresentou crescimento. As vendas financiadas de motos subiram 4,8% em comparação a março de 2024 e avançaram 1,5% frente a fevereiro. O desempenho positivo reforça a tendência de alta nas vendas do setor de duas rodas, observado desde o segundo semestre do ano passado.

Segundo Daniel Takatohi, superintendente de produtos de financiamentos da B3, o resultado do primeiro trimestre indica que o mercado segue aquecido, apesar da leve queda em março. “Vale ressaltar que a queda na comparação com fevereiro pode ser explicada pela sazonalidade do carnaval, uma vez que a média de veículos financiados por dia útil em março foi superior”, afirmou o executivo.

Sobre a B3

A B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão é a principal bolsa de valores do país e uma das maiores infraestruturas de mercado financeiro do mundo. Sediada em São Paulo, a instituição surgiu em 2017 a partir da fusão entre a BM&FBovespa e a Cetip. A B3 atua como operadora de negociação de ações, derivativos, renda fixa, câmbio, crédito e outros ativos financeiros, além de oferecer serviços de registro, compensação e liquidação.

A bolsa também é responsável por reunir e divulgar dados estatísticos sobre o mercado automotivo financiado no Brasil, por meio do Sistema Nacional de Gravames (SNG), administrado pela própria B3. Com isso, a instituição se tornou referência no monitoramento de crédito e financiamento de veículos no país.

O post Financiamento de veículos recua 2,3% em março apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.