Flamengo inicia estudos para construção de novo estádio no Gasômetro

O Flamengo anunciou, nesta quarta-feira (16/4), que iniciará estudos detalhados no Gasômetro, local em que deverá ser construído o novo estádio do clube carioca.

3 imagens

Local onde ficará localizado o estádio do Flamengo, no Gasômetro.

Torcida do Flamengo no Maracanã
1 de 3

Projeto do novo estádio do Flamengo.

Reprodução/ Flamengo

2 de 3

Local onde ficará localizado o estádio do Flamengo, no Gasômetro.

Reprodução / FlamengoTV

3 de 3

Torcida do Flamengo no Maracanã

Paula Reis/CRF

De acordo com o Rubro-Negro, três empresas especializadas iniciarão as análises no Gasômetro na próxima segunda-feira (21/4) para reunir informações que podem ser fundamentais no projeto da nova arena.

Os estudos vão priorizar alguns aspectos. O principal deles são os possíveis impactos ambientais e a identificação de ações para remediar possíveis problemas nesse aspecto.


Confira a nota do Flamengo:

O Flamengo contratou três empresas especializadas para dar início às análises técnicas do terreno do Gasômetro. O objetivo é reunir informações fundamentais para melhor embasar o projeto conceitual apresentado pela Arena Events + Venues, responsável pelo projeto básico arquitetônico do futuro estádio.
Os estudos serão feitos sob a coordenação da Arena e+v e vão priorizar quatro aspectos principais. O mais complexo é a análise da contaminação do solo, que será conduzida pela Aecom e tem duração estimada de seis meses, devido à alta complexidade dos trabalhos. A empresa ficará responsável pela Investigação ambiental, atualização de avaliação de riscos e por definir a estratégia de descontaminação, além de levantar os custos e prazos necessários para a execução dessa etapa de remediação.
A Soloteste atuará no levantamento de dados geotécnicos que melhor subsidiarão os cálculos estruturais, a definição da tipologia e refinamento dos custos de fundações do estádio. A responsabilidade pelas análises topográficas ficará a cargo da JDS. Serão refinadas todas as características planialtimétricas e as interferências existentes, além de avaliados o impacto sobre a vegetação e a identificação de eventuais ações de remediação e compensação ambiental que possam ser exigidas pelos órgãos competentes.
A partir dessas análises, será possível ter uma base técnica sólida para refinar diversas definições do projeto. Com dados mais precisos em mãos, será possível avaliar com maior clareza aspectos como prazos, custos e necessidades específicas, contribuindo para um planejamento alinhado às condições do terreno.


O Flamengo tomou posse do terreno do Gasômetro, em outubro de 2024. O acordo foi selado entre o clube, o Governo Federal e a prefeitura do Rio de Janeiro.

Presidente do Flamengo na época, Rodolfo Landim afirmou que o período para início das obras seria de até dois anos a partir daquele momento, por conta de questões burocráticas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.