Mercedes-Benz vai aposentar alguns modelos do catálogo

Nos últimos anos, a Mercedes-Benz vem enxugando sua linha de produtos. Modelos como SLC, AMG GT Convertible e CLS já deixaram de ser produzidos. A mudança também afetou as versões conversível e coupé dos Classe C e Classe E, que deram lugar ao novo CLE.

Outros modelos da fabricante da estrela de três pontas também estão com os dias contados. As carrocerias hatch e sedã do Classe A, assim como o Classe B, foram colocadas na lista de aposentadoria. E eles não estão sozinhos.

Segundo o site Automotive News, até meados do próximo ano, os modelos Classe T e Citan também deixarão o catálogo. Ambas as vans, construídas pela Renault em Maubeuge, no norte da França, utilizam a base do Kangoo.

A mesma fábrica continuará produzindo o Nissan Townstar, um irmão que seguirá ativo mesmo após a saída dos modelos da Mercedes-Benz. A retirada não se restringe às versões a combustão: as variantes elétricas, EQT e eCitan, também serão descontinuadas, sem substitutos diretos anunciados.

A nova estratégia da Mercedes-Benz mira em vans comerciais maiores e mais rentáveis, apoiadas nas plataformas VAN.EA (Van Electric Architecture) e VAN.CA (Van Combustion Architecture). Com o novo direcionamento, as futuras vans compartilharão mais de 70% de seus componentes, o que deve reduzir custos e simplificar a produção.

Nissan Townstar vermelha parada de frente com casa ao fundo
Nissan Townstar [Divulgação]

Parceria Mercedes-Benz e Renault rendeu outros frutos

A saída dos modelos T-Class e Citan marca mais uma etapa do fim da colaboração entre Mercedes-Benz e Renault. No passado, a aliança também resultou no Smart ForFour, uma versão mais refinada do Renault Twingo – ele retornará como um elétrico de entrada.

Já com a Nissan, a cooperação deu origem à picape Classe X, que teve vida curta: durou apenas três anos no mercado. De acordo com o jornal alemão Handelsblatt, os modelos Mercedes-Benz GLC Coupé e GLE Coupé também podem ser os próximos a sair de linha — ou talvez se fundam em um único produto, sem confirmação oficial.

Mercedes-Benz GLC Coupé [Auto+ / João Brigato]
Mercedes-Benz GLC Coupé [Auto+ / João Brigato]

Enquanto isso, a Mercedes-Benz desenvolve novos modelos. Um Classe G compacto está nos planos, assim como uma versão totalmente elétrica do Classe C. O CLA também ganhará uma variante Shooting Brake. Já na linha Mercedes-AMG, estão previstos um sedan substituto do GT 4-Door Coupé e um SUV de zero emissão.

Além disso, foi registrado um novo Classe S Coupé, sinalizando um possível membro da série Mythos. A novidade deve complementar a linha ao lado do AMG PureSpeed, roadster baseado no SL.

Quais são suas expectativas para os futuros lançamentos da Mercedes-Benz? Deixe sua opinião nos comentários!


O post Mercedes-Benz vai aposentar alguns modelos do catálogo apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.