Neta tem problemas graves com seus revendedores. E a situação no Brasil?

A situação da Neta na China não é nada boa. A marca chinesa focada em carros eletrificados está enfrentando uma queda nas suas vendas desde o ano passado. Além disso, agora foi divulgado que donos de concessionárias da marca lá no território chinês fizeram um protesto e exigem a criação de medidas imediatas para contornar a situação.

Quem revelou toda essa história foi o Car News China. Segundo apuração local, os donos das concessionárias da marca foram até a porta da fábrica da marca em Tongxiang, na provínicia de Zhejiang, em busca de uma solução. Eles diziam que mesmo com a crise instaurada na montadora, seguiram trabalhando normalmente. Porém, eles acusaram a marca de não cumprir promessas feitas.

Os concessionários contaram que chegaram a fazer pagamento por mais estoque, mas os modelos não foram entregues. O problema ainda piora já que houveram lojas que pediram empréstimos para bancos locais para realizar essa compra. Agora, eles possuem problemas com a parte jurídica das instituições financeiras e até de clientes.

Neta Aya traseira
Neta Aya [Divulgação]

Queda acentuada nas vendas

Para tentar contornar sua situação, esse grupo de concessionários exige uma compensação pelas perdas de operação desde setembro de 2024 até os tempos atuais. Ainda nesse sentido, eles exigem um adiantamento para realização dos custos operacionais entre os próximos meses de maio e julho.

O grupo ainda exige descontos acerca dos carros pagos e que não foram entregues. Por fim, os concessionários pediram para que a Neta focasse também nos serviços de pós-venda, já que eles possuem muitos donos de modelos que precisam de atendimento. A montadora chinesa que bate de frente com a BYD e GWM enfrenta uma dura queda nas vendas desde meados de 2024.

Neta X [Divulgação]
Neta X [Divulgação]

Como suas vendas caíram, ela teve de diminuir sua produção e neste período fez dívidas que chegaram nos arredores de US$ 1,4 bilhão. A fim de sanar ao menos este problema, os executivos da fabricante procuravam por investidores e estava negociando com fundos estrangeiros e pediam um financiamento emergencial.

De acordo com números explicados pela Auto Esporte, a marca acumulou apenas 400 unidades vendidas em fevereiro deste ano. Um número bem menor do que o que ela chegou a atingir em meados de 2022, quando alcançou 18 mil unidades comercializadas.

E o Brasil?

A fim de tranquilizar o público brasileiro e seus representantes, a Neta divulgou uma nota recentemente. Em suas palavras, a montadora reconhecia o problema financeiro e que já estava no caminho para sua recuperação. Eles pontuaram que seguirão com sua operação no Brasil e que nosso país será prioridade máxima para a fabricante nos próximos anos.

Aliás, a montadora inaugurou sua primeira concessionária no Rio de Janeiro no começo de 2025. Ela pretende expandir ainda mais seus pontos de vendas e centros de atendimento em mais estados brasileiros. A marca ainda quer atuar em mais mercados da América do Sul e estuda ter uma fábrica instalada no Brasil.

Hoje, ela oferece os SUVs elétricos Aya e X. O Aya é compacto, tem 95 cv e quer brigar com o BYD Dolphin. Ele é oferecidos em duas versões e os preços são de R$ 133.900 da versão Comfort e R$ 139.900 da variante Luxury. Ambos possuem 263 km de autonomia pelo Inmetro. O X é um SUV médio, tem 163 cv e briga com Volvo EX30 e BYD Yuan Plus e Pro.

Também oferecido em duas versões, seus preços são de R$ 209.900 na versão 500 Comfort e R$ 219.900 na variante 500 Luxury. Tem ainda 163 cv, diversos itens de série, desenho futurista e autonomia pelo ciclo brasileiro de 317 km.

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