Primeiro processo de regularização fundiária da história de Gramado tem entrega das matrículas

 A noite da terça-feira (15) foi marcada pela cerimônia de entrega das matrículas dos terrenos dos loteamentos PVC e Imetil. O ato simboliza o primeiro processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) já realizado no município.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Comunidade celebrou o momento com as escrituras em mãos



Comunidade celebrou o momento com as escrituras em mãos

Foto: PMG/Divulgação

O momento histórico, que ocorreu após um trabalho conjunto entre as secretarias de Planejamento e Assistência Social, foi realizado na Sociedade São Luiz. Ao todo, foram regularizados 66 lotes, beneficiando diretamente cerca de 80 famílias.

Azeites de Gramado chegam ao mercado de luxo das Maldivas; veja detalhes

“Vocês receberam hoje a Certidão de Nascimento do seu imóvel. O lugar onde cada um mora e está construindo suas vidas agora é um patrimônio de vocês. Comemorem porque hoje é um dia que vai ser lembrado por muitos anos”, afirmou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Rafael Bazzan.

A regularização também cria novas perspectivas de investimento e melhorias na infraestrutura dos bairros. “Esse ato tem uma dimensão muito grande e eu estou muito emocionado. Quando iniciamos esse processo sabíamos que não seria fácil. Mas sabíamos também que vocês são pessoas dignas e trabalhadoras que mereciam ser donas dos seus imóveis”, disse o prefeito Nestor Tissot.

Os loteamentos regularizados compreendem área da massa falida da indústria metalúrgica Tissot, o que tornou o processo ainda mais desafiador e exigiu um amplo respaldo jurídico. “Desconheço outra situação como essa, feita em área de falência. Lá atrás eu não acreditava que isso fosse possível devido a toda a burocracia necessária. Mas o prefeito Nestor Tissot tratou essa situação como algo especial, como essa comunidade necessitava”, destacou o promotor de Justiça de Gramado, Max Guazzelli. 

Trem Maria Fumaça terá passeio noturno especial para comemorar Dia dos Namorados

Luta de uma vida

Neci Gonçalves, moradora há 30 anos do Loteamento PVC, lembra de toda luta para chegar neste dia. “Nem acredito direito que estou saindo com a escritura em mãos, pois com esse papel, posso dizer que o terreno é meu de verdade”, comemorou.

Já João Batista Alves da Costa, morador do Imetil há 14 anos, agradece o empenho do poder público para regularizar a situação. “Essa conquista vai mudar a nossa vida e oferece uma segurança maior para todos nós, já que sem a documentação, ficávamos sempre na dúvida sobre o futuro”, completou.  

Adicionar aos favoritos o Link permanente.