Projeto futsal social prepara jovens para o futuro profissional

O projeto Futsal Social, realizado pela União Jovem do Rincão (UJR Futsal), promove o trabalho em equipe, estimula o protagonismo e abre novas oportunidades. Entre elas, o encaminhamento para o mercado de trabalho. Por meio de uma parceria com a Associação do Bem-Estar da Criança e do Adolescente (Asbem), estudantes de 14 a 17 anos ingressam em cursos preparatórios no programa Jovem Aprendiz.

CONFIRA: Copa da Afia em Gramado agita o esporte master amador

Marlon Ryan Rosa Quintana, de 14 anos, atua como jovem aprendiz no RH da Padaria Brasil | abc+



Marlon Ryan Rosa Quintana, de 14 anos, atua como jovem aprendiz no RH da Padaria Brasil

Foto: Assessoria Futsal Social UJR

  • ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Após o curso, o próximo passo é o mercado de trabalho. Conforme a UJR, neste ano, com o apoio da Asbem, há estudantes atuando como jovens aprendizes nas empresas Padaria Brasil, Metalthaga, Sinos Telecomunicações, Patrus e na própria entidade. Além disso, a UJR Futsal mantém parceria com a Renapsi, que encaminha jovens para trabalhar na Associação dos Familiares e Amigos do Down Vinte e Um (Afad-21), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), onde os estudantes realizam cursos profissionalizantes patrocionados pela empresa Tchocco.

Neste ano, onze estudantes do projeto estão inseridos nesse modelo. Segundo o psicólogo da iniciativa, Everson Jaques, o Futsal Social tem como propósito o desenvolvimento integral de cada aluno, com o intuito de proporcionar que todos possam ser protagonistas de novas histórias e construir um futuro melhor para suas vidas.

“Este encaminhamento ao mundo do trabalho, que para eles é o primeiro ingresso, é muito importante na vida dos adolescentes, das famílias e da comunidade. Tem como plano de fundo pensar a formação deles como cidadãos, visando sua integração na sociedade e entendendo que, a partir do projeto, irão se tornar adultos funcionais, tendo compreensão de mundo e de sociedade em um âmbito geral”, explica Jaques.

LEIA TAMBÉM: Veja como fica a isenção na nova tabela do Imposto de Renda

Aprendizados

Uma das participantes é Emilly Specht, 16 anos, que participa do programa por meio da parceria com a empresa Tchocco. “É uma oportunidade espetacular. São vários aprendizados que nunca tinha visto na vida, isso é muito bom. Foi através da UJR que me ensinaram e continuam me ensinando muita coisa. É muito importante para mim, pois quero levar esse aprendizado para o resto da vida”, conta.

Emilly Specht, de 16 anos, participa do programa Jovem Aprendiz por meio da parceria com a empresa Tchocco | abc+



Emilly Specht, de 16 anos, participa do programa Jovem Aprendiz por meio da parceria com a empresa Tchocco

Foto: Assessoria Futsal Social UJR

Além dela, o adolescente Marlon Ryan Rosa Quintana, 14, atua como jovem aprendiz no setor de RH da Padaria Brasil. Ele conta que iniciou essa trajetória porque tinha vontade de começar a trabalhar para ajudar em casa. “Foi então que a equipe da UJR me apresentou a Asbem. Estou trabalhando aqui há dois meses e gostando muito. Além de estudar pela manhã, consigo aprender algo novo e auxiliar minha família”, relata.

VIU ESSA? BR-290: Mais de 360 mil veículos devem trafegar pela free way no feriadão de Páscoa e Tiradentes

Sobre o Futsal Social

Fundado em 2004, o projeto Futsal Social, realizado pela União Jovem do Rincão (UJR Futsal) e pela Universidade Feevale, com apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, atua há mais de 20 anos como ferramenta de desenvolvimento por meio do esporte. A equipe multidisciplinar do projeto conta com profissionais das áreas de Educação Física, Serviço Social, Psicologia e Pedagogia.

A iniciativa acontece em seis bairros da periferia de Novo Hamburgo: Rincão, Canudos, Boa Saúde, Roselândia, Santo Afonso e Diehl. Atualmente, o projeto envolve mais de 600 crianças e adolescentes, dos 7 aos 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. Duas vezes por semana, os alunos se reúnem nos núcleos de atendimento, onde, além de aprenderem mais sobre a modalidade, desenvolvem valores e habilidades para uma convivência baseada no respeito à diversidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.