Remoção de fios e cabos emaranhados em postes de energia enfim recomeça em Canoas

Recomeçou, nesta quarta-feira (16), a limpeza dos postes em Canoas. O objetivo da ação organizada pela concessionária Rio Grande Energia (RGE) é reduzir a poluição visual e garantir mais segurança à população.

Mutirão para acabar com emaranhados nos postes recomeçou, na manhã desta quarta-feira (16), em Canoas



Mutirão para acabar com emaranhados nos postes recomeçou, na manhã desta quarta-feira (16), em Canoas

Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.

A nova ofensiva recomeçou em um trecho da Rua República, entre as ruas Califórnia e Coronel Vicente, no bairro Harmonia, com os profissionais se espalhando por trechos de postes de concreto atulhados de cabeamento.

A iniciativa ganhou elogios da população. A dona de casa Eunice Cardoso, 54 anos, disse que volta e meia, quando dá algum vento, acaba vendo um fio caído, o que causa risco às crianças.

“Ninguém entende por que essa confusão de fios”, reclama. “Tem que cuidar as crianças, porque sempre que dá vento, acaba um fio no chão. A gente morre de medo que dê choque em alguém.”

Já o aposentado Cristiano Oliveira, 65 anos, não achou o serviço a “sétima maravilha do mundo”. Isso porque ele aponta que além de recolher fios, a Prefeitura de Canoas poderia aproveitar para juntar o lixo.

“Tem muito lixo à beira da calçada na República”, aponta. “Então, não adianta limpares os postes e deixarem a rua suja e cheia de entulhos como está. Uma coisa tem que andar de mãos dadas com a outra”.

A remoção de fios e cabos que ocorreu na República é executada por profissionais ligados a empresas de telefonia e internet sob supervisão de técnicos da RGE, confirmou a empresa.

A concessionária aponta que em caso de interrupção no fornecimento dos serviços de telecomunicações ou internet, é importante que os clientes entrem em contato com a operadora para solucionar o problema.

Solução

A Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana cabe o serviço de recolher os fios e cabos retirados e conduzi-los ao destino, explicou o secretário Sergio Giugno, que responde pela Zeladoria.

“É claro que o aspecto estético é um problema”, diz. “Só que já faz tempo que o problema cresceu. E hoje, não raro, a gente ouve de alguém que enganchou o pescoço em um acidente envolvendo fios pendurados”, observa.

Em busca de uma parceria

O movimento em Canoas pelo fim dos emaranhados de fios e cabos em postes não para somente no mutirão a ser executado pela RGE. Isso porque, informa o secretário Sergio Giugno, existe outro.

Influenciada pelas vizinhas Porto Alegre, Gravataí e São Leopoldo, a Prefeitura de Canoas está estudando uma parceria com uma empresa especialista neste tipo de limpeza, que vem ganhando notoriedade no setor.

“Fomos a Gravataí e tomamos conhecimento do trabalho que vem sendo feito lá”, explica. “Então vamos montar um projeto, que não depende de ônus da Prefeitura, e encaminhá-lo ao nosso jurídico para avaliação”, completa.

Giugno aponta que o contrato com a empresa incide na liberação do material coletado nos postes, que acaba reutilizado. Assim, ganha o Município sem precisar gastar na contratação.

“O nosso projeto se baseia em projetos aprovados”, reforça. “Sabemos que já houve mutirões antes, mas não houve sequência no trabalho. Precisamos da solução e por isso estamos trabalhando em paralelo”.

Avenida Inconfidência é a próxima

Depois do serviço executado nesta quarta-feira na Rua República, o cronograma de limpeza nos postes terá continuidade. No dia 30 de abril, o serviço ocorre na Avenida Inconfidência, no bairro Marechal Rondon. Na sequência o trabalho será na Avenida Santos Ferreira, no dia 14 de maio, ainda no Rondon. Já no dia 28 de maio, o mutirão começa na Rua Açoriano, no bairro Nossa Senhora das Graças.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.