Tax free, segurança e investimentos: saiba como Rio Grande do Norte tem promovido seus destinos

20250415 142838 Tax free, segurança e investimentos: saiba como Rio Grande do Norte tem promovido seus destinos

Sanclair Solon, Secretário de Turismo de Natal, Edmar Gadelha, Presidente da ABIH-RN, Luiz Eduardo, Deputado Estadual do Rio Grande do Norte (Beatriz do Vale/M&E)

SÃO PAULO – Durante a WTM-LA, que acontece no Expo Center Norte, os principais representantes do Rio Grande do Norte marcaram presença no estande do M&E para contar como o estado tem usado de suas conquistas para atrair cada vez mais turistas nacionais e estrangeiros.

O deputado estadual, Luiz Eduardo, pontuou que a Assembleia Legislativa sempre busca apoiar as instituições e a Secretaria de Turismo, pois entende que o turismo é a cadeia produtiva mais importante do Rio Grande do Norte, representando 70% dos empregos de carteira assinada e 35% do PIB. “É fato que hoje o nosso estado se encontra numa condição muito melhor, na segurança pública, na infraestrutura, e nós temos outros destinos no estado que se despontam, como Maracajaú, São Miguel do Gostoso, e a nossa capital Natal, que teve importantes projetos, inclusive projetos nossos, como a construção de novos hotéis e novos empreendimentos”, disse ele.

TAX FREE

Para impulsionar turismo estrangeiro, o Governo do Rio Grande do Norte sancionou a que institui um programa com objetivo de promover a restituição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos visitantes, incentivando o consumo e impulsionando o setor turístico local.

“Nós aprovamos e sancionamos o Tax Free. É mais uma oportunidade para atrairmos cada vez mais turistas para o nosso estado.”

Já aprovado na Assembleia e sancionado pelo governo do Estado, agora o governo precisa fazer a implementação, apontando quais produtos sofrerão incentivo fiscal na compra e qual empresa irá que vai operacionalizar. “A lei já prevê que o prazo para o turista receber esse incentivo é no período de 30 dias. A ideia do Tax Free não é só devolver esse imposto. Porque além disso, esse imposto vai gerar emprego e renda, que é nosso intuito. Quando aumentamos o número de empregos, nós estamos melhorando a economia dentro da casa do cidadão”, complementou.

INVESTIMENTOS

O mercado do Rio Grande do Norte tem tido um aumento progressivo na busca como um todo, não só pela capital. O estado tem uma das redes hortelheiras mais robustas do país, o que o coloca como o terceiro mais procurado do Nordeste e o oitavo mais procurado do Brasil. “Nós estamos trabalhando fortemente em diversas frentas, na promoção e divulgação do destino, através de feiras como essa, para capacitar os agentes de viagem e aumentar cada vez mais o fluxo turístico”, enfatizou Edmar Gadelha, Presidente da ABIH-RN.

Somente neste primeiro trimestre de 2025, o estado registrou um aumento de 16% no turismo nacional em relação ao mesmo período do ano passado, além de um aumento de 26% no mercado internacional, sendo o principal o argentino e o português. “Natal passou recentemente por uma grande requalificação urbana, com a entrega da obra de Engorda de Ponta Negra, que é a nossa principal praia e onde está nosso principal cartão postal, que é o Morro do Careca”, disse Edmar. “A Via Costeira, por sua vez, acaba de ter uma regulamentação da legislação, permitindo que venham novos investimentos”, complementou.

Outro aspecto importante citado por Edmar foi a finalização das estradas de acesso para destinos litorâneos, que foram completamente recuperadas.

Segurança

Em 2024, Natal se posicionou como a capital mais segura do Nordeste, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o que também cria um atrativo muito forte.

DESAFIOS

Para o Secretário de Turismo de Natal, Sanclair Solon, o maior desafio enfrentado hoje são os recursos públicos. Cenário que não é exclusivo apenas do Rio Grande do Norte, mas de todos os estados brasileiros: “Quando pensamos em investimento público para a promoção turística, por exemplo, a arrecadação é o nosso maior desafio, que para driblá-lo, a prefeitura tem criado frentes de investimento”. Ele citou, por exemplo, o cancelamento de transportes por aplicativo dentro da prefeitura que tinham valores discrepantes, e também a junção de licitações do setor de compras da cidade: “Todas as secretarias não fazem mais de forma independente, fazem em conjunto. Consequentemente o preço de aquisição fica menor e conseguimos gerar uma frente de economia, para investir melhor e promover ainda mais o destino que é o foco da nossa secretaria atualmente.”

EXPECTATIVAS

O secretário de turismo de Natal pontuou que a capital vem apresentando uma crescente em relação a resultados. Em emissão de passagens, por exemplo, houve um aumento já no primeiro trimestre tanto no mercado nacional como no internacional.

“A tendência é continuar dentro dessa curva.”

“Esperamos que junto com o trade, possamos ter um upgrade no aumento de fluxo turístico no nosso estado. Uma perspectiva que é a maior possível para levar pessoas a realizarem seus dias de sonho em Natal, no Rio Grande do Norte”, finalizou Luiz.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.