Uniformes escolares ainda não chegaram para todas as escolas da região da 2ª CRE

Mesmo com a promessa do governo estadual de finalizar a entrega dos uniformes escolares até o fim de março, parte significativa das escolas da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que abrange Novo Hamburgo e outros municípios do Vale do Sinos, ainda não recebeu os kits. Em toda a região, 110 escolas foram contempladas até agora, dois meses após o início das aulas, de um total superior a 160.

  • SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Estado está distribuindo uniformes de verão e de inverno | abc+



Estado está distribuindo uniformes de verão e de inverno

Foto: Rodrigo Ziebell / GVG

De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), os dados foram atualizados na segunda-feira (14), e algumas instituições podem estar com o processo de entrega em andamento, mas ainda não registradas no sistema oficial. Segundo o órgão, o recebimento está sujeito à logística da empresa contratada, que divide os envios em lotes e cronogramas próprios.

A entrega dos uniformes inclui peças para todas as estações do ano. Muitas escolas da 2ª CRE já receberam também os itens de inverno, como moletons, calças e jaquetas. No entanto, a situação ainda é desigual. Em Novo Hamburgo, das 29 escolas estaduais, apenas cinco já receberam os kits: Antônio Conselheiro, Alvino Henrique Weber, Kurt Walzer, Jair Henrique Foscarini e Maurício Sirotsky Sobrinho.

No Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini, a equipe diretiva confirma que ainda não há previsão para o recebimento. “Fomos informados apenas de que as entregas ocorrem conforme o cronograma da empresa, mas não temos acesso a ele”, declarou a direção.

Além de auxiliar as famílias, que não precisam adquirir roupas para as crianças e adolescentes frequentarem as escolas, os uniformes também trazem segurança. “Com certeza o recebimento dos uniformes é muito importante, pois, além de criar expectativa nos alunos e familiares, o uso de uniformes contribui na segurança das escolas, evitando que estranhos adentrem a estes recintos”, acrescenta.

Uniformes serão entregues para cerca de 1400 escolas | abc+



Uniformes serão entregues para cerca de 1400 escolas

Foto: Rodrigo Ziebell / GVG

 

A escola Ayrton Senna do Brasil, de Novo Hamburgo, também não recebeu ainda os uniformes e ressaltou a importância dos kits. “O uso do uniforme será muito importante para a nossa comunidade escolar, pois trará aos estudantes um sentimento de pertencimento, tanto à escola quanto à rede estadual. Os alunos e seus familiares estão muito ansiosos para receber as peças, todos os dias nos questionam. De acordo com as orientações da 2ª CRE, a entrega deverá acontecer nos próximos dias. Como a escola não possuía uniforme anteriormente, essa novidade está sendo aguardada com grande expectativa por todos.”

Relatos apontam entregas incompletas e problemas com tamanhos

Apesar de a maioria das escolas da região já ter recebido ao menos parte dos kits, relatos de pais e responsáveis apontam falhas no processo. Em Campo Bom, um pai de aluno da Escola Estadual de Ensino Médio La Salle, que pediu para não ser identificado, contou que os uniformes do filho, de 11 anos, só foram entregues nesta segunda-feira (15), embora a escola tenha recebido o material no fim de março.

“Tudo veio em um pacotão e a escola teve que fazer a separação manualmente, o que acabou atrasando a distribuição”, explica. Em mensagem enviada às famílias, a direção da escola informou que recebeu apenas 40% do total de peças solicitadas: “Senhores responsáveis e alunos, recebemos nessa primeira remessa apenas 40% do que foi solicitado, sendo que nem todos os alunos serão contemplados nesta etapa de entrega. Ainda aguardamos a entrega dos outros 60%, podendo esta ser dividida em duas vezes.”

Além da entrega parcial, o pai também relatou problemas com a numeração das roupas: “Meu filho veste número 12, e foi isso que pedimos, com base nas medidas fornecidas pelo site do governo. Mas a bermuda que veio não serve nem em uma criança de 8 anos, é muito apertada.” Segundo ele, a escola informou que eventuais trocas só serão possíveis após a conclusão de todas as entregas.

Como funciona a entrega

A distribuição segue cinco etapas no sistema Escola RS: registro da chegada, conferência provisória, confirmação definitiva, planejamento e entrega aos estudantes — que ocorre mediante assinatura de um responsável. As escolas recebem os uniformes em nove lotes, e o processo tem acompanhamento de fiscais das Coordenadorias Regionais.

Uniformes estão sendo entregues pelo estado | abc+



Uniformes estão sendo entregues pelo estado

Foto: Vitor Rosa/Secom

Ao todo, serão mais de 7 milhões de peças distribuídas em todo o Estado, com investimento de R$ 209 milhões. Os kits variam conforme a etapa de ensino:

  • Kit 1 (Ensino Regular): três camisetas de manga curta, duas de manga longa, um moletom, uma jaqueta, duas calças e uma bermuda.
  • Kit 2 (Educação Profissional e EJA): três camisetas de manga curta, duas de manga longa, um moletom e uma jaqueta.

Apesar dos atrasos, a Seduc afirma que as entregas continuam sendo realizadas em diferentes regiões e que ajustes logísticos são esperados por ser a primeira vez que a distribuição é feita para toda a rede estadual. O uso do uniforme será obrigatório, conforme orientações que ainda estão sendo alinhadas com as escolas.

Confira como está a distribuição por município da 2ª CRE:

Cidades onde todas as escolas estaduais já receberam os uniformes:

Alto Feliz, Araricá, Barão, Brochier, Dois Irmãos, Estância Velha, Feliz, Harmonia, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Pareci Novo, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São José do Sul, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Três Coroas e Tupandi.

Cidades onde parte das escolas já recebeu os uniformes:

Bom Princípio (2 de 3), Campo Bom (3 de 5), Capela de Santana (2 de 3), Montenegro (13 de 18), Novo Hamburgo (5 de 29), Parobé (1 de 5), Poço das Antas (1 de 2), Portão (4 de 5), Salvador do Sul (3 de 4), São Leopoldo (18 de 27), São Pedro da Serra (1 de 2), Sapiranga (6 de 7), Taquara (10 de 11).

Cidades onde nenhuma escola recebeu os uniformes até o momento:

Maratá (1), Nova Hartz (2) e São José do Hortêncio (1).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.