Benefícios do ômega-3: por que ele é indispensável para sua saúde

Nutriente encontrado em peixes, crustáceos, vegetais e sementes, o ômega-3 age em diferentes funções do corpo humano, beneficiando a saúde cardíaca, melhoria da memória, prevenção de inflamações e melhora do humor.

Mulher desfocada segurando uma pílula e tomando água

Os benefícios do ômega-3 abrangem a saúde cardíaca, articulações e a memória – Foto: Freepik/ND

Como esse ácido graxo não é produzido pelo nosso organismo, ele é obtido a partir da ingestão de dietas balanceadas ou mesmo de suplementação, para pessoas com alimentação mais restritiva.

Quais são os benefícios do ômega-3

Pertencente à família dos ácidos graxos, o ômega 3 é considerado também como uma das gorduras bem, encontradas em óleos de origem animal e vegetal.

Completo e multifuncional, o ômega-3 atua em diversos sistemas do nosso organismo, principalmente por suas propriedades anti-inflamatórias, que por si só contribuem para a prevenção de doenças cardíacas e crônicas.

O nutriente também exerce papel fundamental no cérebro, contribuindo para a renovação das células ligadas a memória e concentração.

Já em relação à saúde mental, o ômega-3 estimula a produção de hormônios ligados ao humor, como a dopamina e a serotonina, combatendo os quadros de depressão.

Junto à vitamina D, a sustância é importante para retardar o envelhecimento dos tecidos e de vasos sanguíneos, proporcionando o rejuvenescimento da pele.

Mulher em rotina de beleza segurando um produto para passar no rosto

O ômega-3 também traz benefícios para a pele – Foto: Freepik/ND

As propriedades do ômega-3 também são essenciais para o controle de quadros crônicos, como o colesterol, a pressão alta e a diabetes, e até previne doenças ligadas ao funcionamento do cérebro, como o Alzheimer.

Benefícios do ômega-3 para a saúde cardiovascular

Uma das atuações mais conhecidas do ômega-3 em nossa saúde é no sistema cardiovascular, no qual o EPA (ácido eicosapentaenoico), um dos componentes do ácido, funciona como protetor das células, garantindo a flexibilidade delas e renovando as membranas que revestem os vasos sanguíneos e as câmaras do coração.

O ômega-3 também diminui a presença de triglicerídeos no sangue, reduzindo assim a formação de placas de gordura na corrente sanguínea, bem como dos coágulos.

Veja a seguir outros benefícios do ômega-3 para o coração.

  • Reduz o colesterol “ruim” (LDL) e aumenta o bom (HDL);
  • Previne o infarto;
  • Combate inflamações circulares crônicas.

O ômega-3 como agente anti-inflamatório

As articulações, como as dos braços e pernas, são regiões que sofrem de inflamações devido a diversos fatores, como obesidade, desgaste natural, doenças autoimunes e fraqueza muscular.

Um dos benefícios do ômega-3 é justamente conter essas inflamações, como artrite, gota e artroses. Estudos comprovam que o ômega-3 limita a degradação da cartilagem e a oxidação dos tecidos que envolvem as articulações.

Dessa forma, os ácidos atenuam as dores causadas por inflamações crônicas, dando melhores condições de bem-estar para a realização de atividades básicas.

Por isso, o ômega-3 é um nutriente recomendado para o tratamento de doenças crônicas, aliviando as dores e reduzindo a necessidade de uso de medicamentos.

Benefícios do ômega-3 para o cérebro

Os ácidos graxos EPA e DHA (ácido docosahexaenoico), que compõe o ômega-3 realizam funções essenciais para o cérebro.

Quando consumido na quantidade adequada (entre 500mg e 1500mg), o ômega-3 ajuda na recuperação das membranas do cérebro, melhorando a memória, concentração e capacidade de aprendizado, principalmente para os idosos.

Imagem lateral de uma mão com a palma voltada para cima, supostamente apoiando a ilustração de um cérebro

O ômega-3 é excelente aliado para a memória e a concentração – Foto: Freepik/ND

A suplementação desses mesmos ácidos (EPA e DHA) contribuem no combate a depressão e ansiedade, pois estimulam a produção de hormônios ligados à felicidade.

Já um estudo publicado no portal Clinical Nutrition, aponta que o consumo de ômega-3 está relacionado à redução do risco de Alzheimer e outras demências, ajudando a reduzir processos inflamatórios e a proteger os neurônios.

Um aliado do rejuvenescimento

Dentre as descobertas mais recentes dos benefícios do ômega-3 está a pequisa realizada pela revista Nature Aging, que apontou que os ácidos graxos são capazes de retardar o envelhecimento biológico do corpo.

O estudo, feito em um grupo de 700 idosos na Suíça, mostrou que a combinação do ômega-3 com a vitamina D é capaz de reduzir as inflamações, gerar vitalidade e diminuir o processo de envelhecimento.

E os resultados não são apenas nos tecidos da pele, mas também em vasos sanguíneos e membranas que revestem órgãos vitais, dando mais longevidade e energia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.