Exposição em homenagem a imigração alemã e italiana será realizada em maio em Gramado

A Câmara de Vereadores de Gramado e o Museu Hugo Daros promovem em maio uma exposição em homenagem a imigração alemã e italiana. A comunidade e os visitantes poderão conferir peças históricas da Vinícola Petronius — tradicional fábrica de vinhos, espumantes e destilados que funcionava no prédio onde hoje fica a Biblioteca Cyro Martins e a Secretaria de Educação. 

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Câmara e Museu Hugo Daros promovem exposição sobre imigração alemã e italiana



Câmara e Museu Hugo Daros promovem exposição sobre imigração alemã e italiana

Foto: Câmara de Gramado/Divulgação

Estarão em exibição, ainda, de 12 a 26 de maio, rótulos de bebidas, documentos da época, livros, fotografias e até obras de Érico Veríssimo que fazem referência à trajetória de Emílio Kunz, fundador da vinícola.

Fé e reflexão marcarão Procissão dos Passos em Gramado; veja programação religiosa para Região das Hortênsias

Na abertura da Semana Legislativa 2025, que ocorrerá no dia 12, durante a sessão ordinária descentralizada na Festa da Colônia, a Câmara fará a entrega de homenagens aos familiares de Emílio Kunz e à família do professor e historiador Hugo Daros.

Já no Museu Hugo Daros, estará em cartaz uma exposição dedicada à vida e ao legado do professor que dá nome ao espaço. Ao longo de seus 71 anos, Daros dedicou-se à pesquisa e à difusão do conhecimento histórico e cultural da região, com foco especial na imigração italiana. O acervo contará com objetos de época, utensílios, adereços e registros dos períodos históricos que marcaram a formação de Gramado, incluindo o início do turismo.

“Essas homenagens e eventos reforçam o compromisso da Câmara com a valorização da história de Gramado e da cultura do nosso povo. Estaremos imersos nas raízes da cidade, conhecendo mais sobre pessoas que ajudaram a construir nossa identidade”, convida o diretor da Escola do Legislativo, Fábio Schmatz.

Justiça flexibiliza regras da interdição do presídio de Canela e novos presos poderão ingressar

“Honrar Gramado, sua história e seu povo são metas da minha gestão como presidente desta Casa, e que vêm sendo abraçadas pelos demais vereadores. As exposições e homenagens reforçam nosso papel de valorizar a nossa terra e aproximar a comunidade do Legislativo. Serão dias incríveis e inesquecíveis”, destaca o presidente da Câmara, vereador Ike Koetz (Progressistas).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.