FOTOS: Via Sacra emociona comunidade pelas ruas do bairro Hamburgo Velho

Alunos, ex-alunos, professores e funcionários do Colégio Santa Catarina, em Novo Hamburgo, participaram de uma linda celebração na noite de quarta-feira (16) pelas ruas do bairro Hamburgo Velho. A escola, que completa 125 anos em 2025, aproveitou para homenagear 15 irmãs da Congregação de Santa Catarina mortas durante a 2ª Guerra Mundial. Elas serão beatificadas no dia 31 de maio na Polônia.

Via Sacra - Colégio Santa Catarina  | abc+



Via Sacra – Colégio Santa Catarina

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

A saga de Jesus Cristo até a crucificação começou a ser encenada pontualmente às 19h30, ainda no pátio do colégio. Na sequência, o público passou a acompanhar a peça pelas ruas do bairro, com 15 estações até chegar na Igreja Nossa Senhora da Piedade.

LEIA MAIS: Dois passeios de trem para fazer no feriadão de Páscoa no Rio Grande do Sul

Um carro de som seguia a procissão, vista de perto por dezenas de pessoas. A cada estação, o grupo parava e se emocionava. Muitas pessoas também abriam as janelas de casas e apartamentos para visualizar a encenação.

Entre as pessoas que assistiam estava Janine Cipriani, 45 anos. Ela acompanhava as duas filhas, de 5 e 9 anos, que estudam no Santa Catarina e participavam da peça. “A mais velha já havia participado antes, a pequena é a primeira vez.”

Segundo a mãe das meninas, a participação é fundamental para a família. “Jesus é muito importante. A fé precisa ser vivida, não só da boca para fora”, completa.

Momento de fé

Aluno do 3º ano do ensino médio, Eduardo Moraes, 17 anos, participa pela segunda vez, novamente como soldado. “É uma experiência incrível participar desse momento, que é tão importante para nossa igreja.”

Quem também participa pela segunda vez é a ex-aluna do Santa Catarina, Pietra Lamonatto, 15 anos. “Me sinto muito lisonjeada de representar essa mulher incrível que era a Verônica e que fez um gesto tão bonito para Jesus, secando o rosto dele, enquanto passava por todo aquele caminho tão doloroso.”

Jesus e Maria

No papel de Jesus Cristo durante a Via Sacra estava o professor de história e geografia Eduardo Neves. “Trabalho há 10 anos no Colégio Santa Catarina e foi uma alegria quando recebi o convite.” Neves explica que a participação é gratificante, especialmente pela mensagem passada por Jesus. “Estamos buscando saber como nos portar, ser melhor e nada melhor do que pensar nele, que vem nos dar o exemplo de amor, perdão e bondade.”

  • CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

Já a intérprete de Maria é mais experiente e, ao mesmo tempo, uma estreante. Tratase de Dulce Terezinha de Oliveira, 74 anos. “É maravilhoso, o coração se abre. Tu vê Cristo ali nos teus braços. Isso aqui foi maravilhoso, eu nunca esperava uma coisa dessas, parece que eu estou flutuando”, completa, emocionada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.