Morte de Tancredo Neves completa 40 anos e São João del Rei terá programação especial


Solenidade religiosa e a reinauguração de memorial fazem parte da homenagem que será realizada na cidade natal do primeiro civil eleito após a ditadura. Segundo a Prefeitura, estão confirmadas as presenças do ex-presidente José Sarney e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Tancredo Neves, foto de arquivo
Divulgação
A próxima segunda-feira (21) será de homenagens a Tancredo Neves em São João del Rei, terra natal do primeiro civil eleito presidente da República depois da ditadura militar. Entre os convidados que já confirmaram presença, estão o ex-presidente da República José Sarney e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Para lembrar os 40 anos de falecimento do ex-presidente, São João del Rei terá uma programação especial, com momentos religiosos e a reinauguração do Memorial Tancredo Neves. As informações sobre a solenidade foram divulgadas pela Prefeitura e pela assessoria do neto do ex-presidente e atual deputado federal, Aécio Neves (Veja abaixo a programação completa).
Tancredo Neves morreu em 21 de abril de 1985, quando o Brasil vivia um momento de reabertura política. Ele participou ativamente do movimento pelas ‘Diretas Já’, no fim da ditadura militar.
Ao lado do deputado federal Ulysses Guimarães, Tancredo defendeu a aprovação da emenda Dante de Oliveira, que previa eleições diretas para presidente, em 1984. A emenda não foi aprovada pelo Congresso Nacional.
Tancredo foi então lançado candidato à presidência da República, em uma eleição indireta. O vice era José Sarney. Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito presidente da República pelo Colégio Eleitoral.
“Não foi fácil chegar até aqui”, disse Tancredo naquele momento político.
Mas, na véspera da posse, foi internado e morreu aos 75 anos em São Paulo. Em São João del Rei, a estátua de Tancredo fica em frente à de Tiradentes. Uma homenagem aos dois personagens da história brasileira mortos em 21 de abril.
Enterro de Tancredo Neves mobilizou país em 21 de abril de 1985
Programação
O Patrono da Redemocratização do Brasil, título que Tancredo Neves recebeu do Senado Federal por ter sido um dos principais artífices do fim da ditadura militar, será lembrado com uma missa na Igreja de São Francisco de Assis. Celebrada pelo monsenhor Geraldo Magela da Silva, a missa contará com a participação da Orquestra Ribeiro Bastos.
Em seguida, familiares de Tancredo Neves farão uma homenagem em frente ao túmulo do presidente e de sua esposa, Risoleta Neves, no Cemitério São Francisco de Assis.
9h15: Missa Solene na Igreja de São Francisco, um momento de reflexão e oração em memória de Tancredo.
11h: Encomendação da Alma do Presidente no cemitério da Igreja de São Francisco, uma cerimônia para honrar sua memória.
11h45: Reinauguração do Memorial Tancredo Neves, destacando sua contribuição e legado.
Memorial Tancredo Neves reconstitui vida do ex-presidente
Memorial Tancredo Neves em São João del Rei
Memorial Tancredo Neves/Divulgação
O memorial Tancredo Neves foi aberto no dia 8 de dezembro de 1990 e será reinaugurado na próxima segunda-feira. Sob a gestão da Fundação Presidente Tancredo Neves, o espaço preserva a história do estadista mineiro e personalidade são-joanense.
Em nove salas de exposição, a instituição reconstitui a vida do ex-presidente desde a infância em São João del Rei, até a morte em 1985.
O Memorial reúne documentos, fotos, cartas, vídeos, matérias jornalísticas e depoimentos, além de objetos pessoais, mobiliário, medalhas e condecorações recebidos por Tancredo ao longo da carreira dele.
O acervo traz registros sobre importantes fatos da história brasileira após o Estado Novo, como o segundo governo de Getúlio Vargas, de quem Tancredo foi ministro da Justiça; os anos JK, a renúncia de Jânio e o curto governo de João Goulart, interrompido pelo golpe militar de 1964.
Fotos e reportagens retratam os acontecimentos que deram início ao processo de abertura política no país e toda atuação de Tancredo como deputado federal e governador de Minas Gerais, além dos encontros e viagens realizados em todo país entre 1983 e 1984.
Também há registros sobre a Aliança Democrática formada em 1985 e que, em janeiro daquele ano, elegeu Tancredo à Presidência da República, e longos dias de internação que antecederam sua morte em 21 de abril também estão presentes.
O memorial fica na Rua Padre José Maria Xavier. O horário de funcionamento do memorial é de terça a sexta-feira das 13h às 17h e aos finais de semana das 9h às 17h.
Relembre inauguração do Memorial Tancredo Neves, em São João del Rei
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.