Prefeito de Viamão é condenado por vazamento de áudios íntimos e se manifesta pelas redes sociais

O atual prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti (PSDB), foi condenado nesta quarta-feira (16) a mais de nove anos de prisão em regime fechado. Ele foi julgado por ter divulgado áudios íntimos trocados com uma mulher durante uma festa. Além disso, Bortoletti foi sentenciado por ter coagido testemunhas a mentir em depoimentos sobre o caso em troca de vantagens políticas.

A decisão é do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da Comarca de Viamão. O político também foi multado, mas pode recorrer em liberdade. As informações são do G1.

Prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti | abc+



Prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O primeiro crime teria acontecido em março de 2019, quando Bortoletti divulgou, nas caixas de som de uma festa, áudios com conteúdo sexual explícito envolvendo uma mulher com quem ele se relacionou.

De acordo com publicação do portal, o motivo, segundo argumentou o Ministério Público, seria uma rixa política entre o atual prefeito de Viamão e o ex-marido da vítima. Na sentença, o juíz Igor Guerzoni Paolinelli Hamade afirma que diversas pessoas presentes no evento “tinham conhecimento da identidade dos interlocutores.”

VIU ISSO? Incêndio e morte de paciente em clínica de reabilitação vira investigação por homicídio; entenda

Já investigado, o prefeito também teria tentado comprar o silêncio de pessoas que testemunhariam no caso da divulgação dos áudios íntimos. Ele teria, de acordo com a sentença, oferecido cargos e vantagens políticas àqueles que se negassem a depor ou mentissem.

Prefeito se defende

Nas redes sociais, o prefeito disse que foi surpreendido por uma decisão que considerou “injusta e incabível da Justiça”. Bortoletti dá a entender que está sofrendo represálias políticas de rivais, que estão tentando “a todo custo” manchar sua imagem. 

“Não é a verdade, o que estão estão divulgando. (…) Até o Ministério Público, que devia me acusar, pediu o arquivamento por falta de provas”, ressaltou. “Tenho total fé na Justiça. E sei, que agora recorrendo ao Tribunal de Justiça, nós vamos reformar essa decisão”, resumiu.

VIU ISSO? Criança morre após comer ovo de Páscoa; suspeita é de envenenamento

Já a defesa do prefeito, por meio de nota, lembrou “que o próprio Ministério Público havia, inicialmente, se posicionado pelo arquivamento das acusações em relação aos fatos imputados.” “A defesa vai interpor recurso ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e acredita que a justiça haverá de reformar a decisão proferida pelo juízo da cidade de Viamão”, complementa. 

Confira o posicionamento completo abaixo:

“A defesa de Rafael Bortoletti, Dr. Adler Baum, vem a público manifestar-se com respeito institucional acerca da recente sentença proferida pela Justiça de Viamão.

Embora o processo tramite sob sigilo, é necessário esclarecer que o próprio Ministério Público havia, inicialmente, se posicionado pelo arquivamento das acusações em relação aos fatos imputados. Ainda assim, de forma surpreendente, o juízo optou por dar seguimento ao processo desconsiderando as razões técnicas apresentadas pelo órgão acusador e pela defesa.

A defesa vai interpor recurso ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e acredita que a justiça haverá de reformar a decisão proferida pelo juízo da cidade de Viamão. Rafael Bortoletti mantém a serenidade, a confiança na Justiça e reafirma sua trajetória pública íntegra e seu compromisso com a população de Viamão.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.