Trump volta a atacar presidente do Fed: “Já passou da hora de Powell sair”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar publicamente o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, nesta quinta-feira (17), afirmando que “já passou da hora de Powell sair”. A declaração foi publicada na rede Truth Social, em meio à pressão crescente de Trump para que o banco central dos EUA reduza a taxa de juros.

“O Jerome Powell do Fed, que está sempre muito atrasado e errado, divulgou ontem um relatório que foi de novo um completo ‘caos!’”, escreveu o presidente. “Já passou da hora de Powell sair!”, completou.

Trump argumentou que o Fed deveria ter cortado os juros de forma mais agressiva, seguindo o exemplo do Banco Central Europeu (BCE), que é esperado para anunciar uma redução em breve. Em setembro, o Fed promoveu um corte de 0,5 ponto percentual, mas desde então manteve as taxas estáveis. A próxima reunião está marcada para maio.

A crítica de Trump veio um dia após discurso de Powell no Economic Club de Chicago, onde o presidente do Fed alertou que as tarifas comerciais impostas pelo governo americano poderiam desacelerar a economia e pressionar a inflação. Segundo Powell, as tarifas foram “significativamente maiores do que o previsto” e colocam o comitê de política monetária diante de um cenário “desafiador”, no qual os objetivos de estabilidade de preços e pleno emprego entram em conflito.

Powell, nomeado pelo próprio Trump em 2018, reafirmou a independência do banco central. “Nunca seremos influenciados por qualquer pressão política”, disse. “Faremos nosso trabalho estritamente sem considerar fatores políticos ou externos.”

Apesar do novo ataque, os mercados reagiram com relativa estabilidade. O índice futuro do S&P 500 subia 0,4%, enquanto o rendimento do Treasury de 10 anos avançava 0,03 ponto percentual, para 4,31%.

The post Trump volta a atacar presidente do Fed: “Já passou da hora de Powell sair” appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.