VÍDEO: Com ventos de até 80 km/h, aviões ‘dançam’ e pilotos usam técnica ‘caranguejo’ para pousar no Reino Unido


Tática é utilizada para driblar rajadas de vento cruzado, como ocorreu no Aeroporto de Birmingham na quarta (16), e facilita manobra do piloto para pousar. Aviões ‘dançam’ e pilotos usam técnica ‘caranguejo’ para pousar no Reino Unido
Condições climáticas extremas obrigaram pilotos a adotar uma técnica chamada “caranguejo” para conseguirem pousar em segurança no Aeroporto de Birmingham na quarta-feira (16).
Os aviões que se aproximaram do aeroporto chegavam a “dançar” em meio a rajadas de ventos cruzados que chegaram a até 80 km/h. Um vídeo registrou o pouso de quatro aeronaves de diferentes tipos, em que os pilotos precisaram lutar para controlar suas aeronaves e utilizar a técnica para pousar. (Veja no vídeo acima)
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O “pouso-caranguejo” é empregado quando há ventos fortes na pista do aeroporto, que não permitem um alinhamento perfeito da aeronave com a pista no momento do pouso. Leia mais abaixo sobre a técnica.
No vídeo, o avião azul e branco da companhia Blue Islands, com hélices, vindo de Jersey, foi sacudido por ventos de 80 km/h e chegou a inclinar bruscamente em direção à pista no último momento, antes que os pilotos habilidosos recuperassem o controle e realizassem um pouso seguro.
Com avião ‘dançando’ em meio a ventos de 80 km/h, piloto usa técnica ‘caranguejo’ para pousar no Aeroporto de Birmingham, no Reino Unido, em 16 de abril de 2025.
Newsflare via Reuters
Outros voos também enfrentaram dificuldades devido aos ventos. Um avião branco e amarelo da Vueling, vindo de Barcelona, tocou a pista com uma roda antes de quicar para a outra. Um voo da Ryanair, também vindo de Barcelona, foi empurrado para fora da linha central da pista, antes que os pilotos conseguissem alinhá-lo instantes antes do pouso.
Um voo da Aer Lingus vindo de Belfast, na Irlanda do Norte, teve que se aproximar de lado, deixando mais evidente a técnica do “caranguejo”, para conseguir pousar.
Fortes ventos e chuvas intensas atingiram várias partes do Reino Unido na quarta-feira e causou transtornos nos dias que antecedem o feriado prolongado da Páscoa.
‘Pouso-caranguejo’
O pouso-caranguejo acontece sob ventos fortes.
Esses ventos, principalmente quando não estão alinhados com a direção da pista, aumentam a complexidade da aterrissagem. Os ventos fazem com que a aeronave não consiga se alinhar perfeitamente com a pista de pouso. É comum haver arremetidas (quando o pouso é interrompido) em situações assim.
Para contornar o problema foi criado o método do “pouso-caranguejo”, em que o nariz do avião é deslocado para a direção de onde o vento está vindo. Isso faz com que a aeronave se desloque ligeiramente de lado em direção à pista de pouso.
Segundo especialistas, a técnica facilita a manobra do piloto para pousar.
LEIA TAMBÉM:
‘Como poderei te abraçar agora?’: Imagem de criança que perdeu braços em Gaza vence World Press Photo 2025; foto no Amazonas foi finalista
‘Bullying’, unilateralismo e ameaça à paz: os argumentos da China para levar para a ONU a conduta do governo Trump no tarifaço
Mais de 130 estudantes estrangeiros nos EUA contestam revogação de vistos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.