10 práticas que são proibidas na Semana Santa, segundo a Igreja

A Semana Santa é um dos momentos mais importantes para os cristãos, especialmente os católicos, marcando os últimos dias de vida de Jesus Cristo e culminando com a celebração da Páscoa, sua ressurreição. O período começa no Domingo de Ramos e se estende até o Domingo de Páscoa, mas as tradições e regras mais rigorosas se concentram entre a Quinta-feira Santa e a Sexta-feira da Paixão.

Durante esse período, a Igreja Católica recomenda que os fiéis façam penitência e reflitam sobre o sacrifício de Cristo, o que envolve algumas proibições e práticas específicas, principalmente na Sexta-feira Santa, que em 2025 será comemorada no dia 18 de abril.

Confira 10 práticas que a tradição católica orienta evitar na Semana Santa:

Comer carne: a abstinência de carne vermelha e branca é uma das regras mais conhecidas, especialmente na Sexta-feira Santa. A orientação é um símbolo de sacrifício e respeito ao sofrimento de Jesus.

Matar animais, mesmo para consumo: a tradição condena qualquer forma de violência nesse período, inclusive o abate de animais, por representar a valorização da vida.

Tirar leite: em algumas regiões, fiéis evitam atividades relacionadas à exploração animal, como a ordenha, em sinal de respeito e sacrifício.

Continue a leitura no site Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.