Centro de Gramado já registra alta movimentação; lojas de chocolate devem ampliar horário de atendimento

São altas as expectativas para a movimentação, na Região das Hortênsias. A ocupação hoteleira pode chegar a 100%, conforme dados da plataforma do Sindtur Serra Gaúcha. E este momento histórico deve se confirmar: as ruas da área central desde o começo desta Sexta-feira Santa (18) já possuem grande número de pedestres e carros em circulação.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Páscoa: Movimentação na Sexta-feira Santa, em Gramado, no Centro



Páscoa: Movimentação na Sexta-feira Santa, em Gramado, no Centro

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

As avenidas Borges de Medeiros e Hortênsias, consideradas principais, contam com congestionamentos curtos. Vagas de estacionamento já são difíceis de serem encontradas. Esse cenário representa o que mostra levantamento da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que estima que mais de 123 mil veículos passem pelos pedágios das estradas da região, até a segunda-feira (21), feriado de Tiradentes. 

Coelhos de pelúcia e chocolates de Gramado: passageiros do Salgado Filho são surpreendidos com presentes

Ainda conforme a Gramadotur, autarquia municipal de Turismo da cidade, mais de 200 mil visitantes devem circular pela cidade nos próximos dias. 

Por volta do meio-dia, restaurantes da Rua Coberta já estavam lotados. Alguns, inclusive, contavam com filas de espera. A busca por cardápios diferenciados, com peixes, era o principal. Os estabelecimentos se prepararam para esta com antecedência. 

Em um dos empreendimentos, as vagas foram preenchidas por reservas feitas semanas antes. Bacalhau, tilápia, camarão estão entre os peixes e frutos do mar mais buscados. 

FOTOS: Carne vermelha é trocada por peixes nesta Sexta-feira Santa no Gramadozoo

No comércio em geral, as expectativas são positivas. Elisinha Oliveira, do Berê Atelier, representa também o grupo social Mãos Fraternas, que tem renda revertida para o Instituto Santíssima Trindade. Ela e outras três componentes estão no coreto da Praça Major Nicoletti, com a comercialização de bonecas de pano, imãs de geladeira, entre outras opções de lembrancinhas. “Fazemos parte da feira da Vila Criativa, então temos produtos de Páscoa, itens a partir de R$ 5, chaveirinhos e temos alguns poucos coelhos ainda”, coloca. 

Elisinha comercializa coelhinhos de pano feitos a mão nesta Páscoa em Gramado



Elisinha comercializa coelhinhos de pano feitos a mão nesta Páscoa em Gramado

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Elas estão no local através de um edital da administração municipal. Chegaram no local na terça-feira (15) e permanecerão até o próximo final de semana. “As expectativas estão enormes, a cidade já está bem movimentada, movimento está bacana e estamos aqui aproveitando essa oportunidade de ocupar o espaço. Somos muito gratas”, diz. 

Ampliação do atendimento

Havia também aqueles que aproveitavam o início do feriado para antecipar as compras de chocolates. Gramado é considerada a Capital Nacional do Chocolate Artesanal e o título desperta a curiosidade, além de representar a qualidade buscada por moradores e turistas. 

Prefeitura de Gramado e órgãos de segurança definem estratégias para o feriadão de Páscoa

Em duas lojas localizadas na Avenida Borges de Medeiros, a venda mais intensa deve iniciar a partir do meio da tarde desta sexta. Até o fim da Páscoa, são esperadas a comercialização de mais de 700 toneladas de chocolate. Com as expectativas também altas, os empreendimentos devem ampliar o horário de atendimento. 

“Vamos ficar abertos neste final de semana em uma das lojas até 23 horas e em outra até meia-noite. Essa ampliação deve aumentar bastante as vendas, porque muitas pessoas vêm aproveitar à noite para caminhar e fazer compras”, relata a gerente de um dos estabelecimentos.

Os casais Lilian e Jarbas Gonçalves e Érito e Clarisse Costa chegaram na terça-feira em Gramado. Vão passar todo o feriadão na cidade. Durante o final desta manhã, Clarisse aproveitou para fazer compras para levar para Porto Alegre, onde moram. “Vamos levar chocolates para a capital, para o neto e filhos, e para minhas tias, uma tem 100 anos e outra 102”, conta, após levar alguns ovos de chocolate. “O que mais me chamou atenção foi um que gosto com 73% de cacau, vou levar para minha filha, que está de dieta”, revela. 

Sexta-feira Santa começa com sol em Gramado; saiba se chove ou não ao longo do dia

Turistas buscam por ovos de chocolate no Centro de Gramado



Turistas buscam por ovos de chocolate no Centro de Gramado

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

“Já conhecíamos, mas é maravilhoso. Gramado é Gramado, e na Páscoa, nada se compara”, afirma Lilian. 

Sobre o friozinho que é esperado a partir do sábado (19), mostraram surpresa. “Acho que vamos ter usar os casacos então”, brincaram, com a previsão de mínima de 7°C e máxima de 14°C, após esta sexta-feira com termômetros de rua marcando 27°C. 

A programação para os casais é definida a cada dia. Para esta sexta-feira, o foco era o bacalhau. “Vamos ir num bistrô, para comer, é tradicional”, pontua Jarbas. 

Fábricas de chocolate de Gramado doam mais de 200 kits de Páscoa para projetos sociais

Adicionar aos favoritos o Link permanente.