Estados Unidos propõem plano de paz para Ucrânia e Rússia a aliados, diz veículo

Representantes dos Estados Unidos apresentaram na quinta-feira (17) potenciais planos de paz para o conflito entre Rússia e Ucrânia a aliados, publicou a Bloomberg News.

O plano envolveria o congelamento da guerra e as regiões da Ucrânia ocupadas pelas forças russas permaneceriam sob o domínio de Vladimir Putin, disseram fontes ao veículo. Sanções aplicadas contra a Rússia seriam reduzidas como parte da proposta — a reportagem destaca que o fim das restrições como o descongelamento de ativos imobilizados demandaria a aprovação de todos os estados-membros da União Europeia.

  • Leia também: EUA ameaçam deixar negociações de paz na Ucrânia “em poucos dias”
  • Leia também: Ucrânia impõe sanções a empresas chinesas após acusar Pequim de armar a Rússia

Pela proposta, a Ucrânia não poderia entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Segundo uma fonte ouvida pelo veículo, os aliados europeus não reconheceriam os territórios ecranianos controlados pela Rússia como áreas dominadas pelo país.

Autoridades da União Europeia confirmaram que o representante Steve Witkoff esteve em Paris, onde conversou com o presidente francês Emmanuel Macron, disse o veículo. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e outros assessores de segurança nacional teriam conversado com negociadores estrangeiros na esteira das negociações.

Por enquanto, a proposta não representaria um acordo final entre os países em conflito, afirmou a reportagem. A Rússia precisaria concordar em cessar os conflitos, enquanto do lado ucraniano seriam necessárias garantias de segurança.

The post Estados Unidos propõem plano de paz para Ucrânia e Rússia a aliados, diz veículo appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.