Matador do Terceiro Comando preso executava “X-9” com tiros no rosto

Equipes da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) prenderam um dos principais assassinos de aluguel do Terceiro Comando Puro (TCP). O matador foi identificado como Yuri dos Santos Ribeiro (foto em destaque), conhecido como “Da Nike”.

O criminoso tinha o costume de atirar no rosto das vítimas para garantir “velório de caixão fechado”. Ele teria matado, por engano, dois entregadores de lanche por suspeitar que ambos seriam “X-9” (apelido dado a delatores).

Da Nike foi localizado nessa quinta-feira (17/4), na zona rural do município de Macaé, no norte fluminense. De acordo com as investigações, o preso integrava um grupo envolvido em mais de 20 mortes ocorridas entre 2017 e 2021. A atuação da quadrilha era marcada por extrema violência e tinha como alvo rivais da facção.

A quadrilha atuava na região metropolitana do Rio. O líder do grupo foi preso em fevereiro de 2022 e outro comparsa, em 2021. A Polícia Civil tenta localizar outros três foragidos integrantes da quadrilha, sendo que apenas dois deles juntos possuem mais de 80 anotações criminais e 14 mandados de prisão.

Mais mortes

Um dos homicídios no qual Da Nike está envolvido vitimou Ruan Calixto da Silva. Ele foi executado em janeiro de 2021, no bairro Amendoeira, em São Gonçalo, por ser considerado um possível X9 ao, supostamente, repassar informações aos integrantes da facção Comando Vermelho, rival do TCP.

A vítima foi surpreendida pelos algozes, que estavam armados com pistolas. O bando também teria sido responsável pelo assassinato de Edson Pinto Monteiro Júnior, que ocorreu no mesmo dia e com a mesma motivação. Na época dos crimes, havia uma guerra entre as facções Terceiro Comando Puro e Comando Vermelho nas regiões do Jóquei e Alma.

As duas vítimas seriam entregadores de comida, moravam em área dominada pelo TCP e faziam entregas na área do CV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.