Saiba qual era prato favorito da rainha Elizabeth na Sexta-feira Santa

Os hábitos alimentares da rainha Elizabeth II sempre chamaram a atenção dos fãs da realeza, principalmente em datas comemorativas, como a Sexta-feira Santa. Apesar de não abrir mão da tradição cristã, a monarca quebrou diversas etiquetas palacianas relacionadas ao menu real e introduziu preferências pessoais que surpreendiam até a própria equipe de cozinha.

4 imagens

A rainha Elizabeth II deixou quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos

Rainha Elizabeth II foi a monarca mais longeva do Reino Unido
Ela governou o Reino Unido por mais de 70 anos
1 de 4

Elizabeth II faleceu aos 96 anos, em 8 de setembro de 2022

Sean Gallup/Getty Images

2 de 4

A rainha Elizabeth II deixou quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos

Max Mumby/Indigo/Getty Images

3 de 4

Rainha Elizabeth II foi a monarca mais longeva do Reino Unido

Max Mumby/Indigo/Getty Images

4 de 4

Ela governou o Reino Unido por mais de 70 anos

Ben Stansall – WPA Pool/Getty Images

Chef pessoal da falecida rainha de 1982 a 1993, Darren McGrady revelou diversos hábitos de Elizabeth para a Páscoa. Na Sexta-feira Santa, por exemplo, a matriarca jantava peixe, mas substituiu o tradicional bacalhau por pescada, mais leve e delicado.

Como o clássico prato britânico de peixe com batatas fritas (fish and chips) é bastante gorduroso, McGrady revela que a saudosa mãe do atual rei da Inglaterra, Charles III, considerava “demais para ela”. Então, o prato também teve que ser adaptado para a rainha Elizabeth.

Peixe com batatas fritas
Típico peixe com batatas fritas era um prato que a rainha Elizabeth considerava “demais para ela”

De acordo com ele, em vez de fritar o peixe, empanavam a proteína em farinha, gema de ovo, manteiga e panko. Em seguida, assavam o alimento por dez minutos a 200 °C.

Além disso, as batatas fritas não podiam ser cortadas de forma rústica. “Todas [batatas] cortadas no mesmo comprimento, retângulos perfeitos”, disse McGrady.

O molho tártaro ou purê de ervilhas também foram substituídos por um molho holandês, preparado com gemas de ovo, limão, manteiga clarificada, sal, pimenta e estragão fresco.

A tradição de Páscoa da família real também envolvia um chá da tarde com pães na Sexta-feira Santa. Já no domingo, os membros da realeza britânica mantinham o costume de saborear cordeiro assado com geleia de groselha.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.