Empresa inicia contato para elaboração de laudos técnicos para casas atingidas pela cheia

A empresa Avanço Construções iniciou os contatos com a comunidade ara execução dos 2.500 laudos técnicos nos imóveis atingidos pelas enchentes. As comunicações estão sendo feitas pelo Whatsapp desde a última segunda-feira (14), a partir de informações do cadastro realizado pelas famílias no site da Defesa Civil.

De acordo com material elaborado pela Prefeitura de São Leopoldo, pessoas estão entrando em contato com a Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) com receio de estarem sendo vítimas de algum golpe.

Empresa inicia contato para realização de laudos técnicos para pessoas com casas atingidas pela enchente em São Leopoldo



Empresa inicia contato para realização de laudos técnicos para pessoas com casas atingidas pela enchente em São Leopoldo

Foto: Felipe Severo/Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

Com o objetivo de esclarecer a situação, a Semhab esclarece que as mensagens são enviadas através de um número com o final 5764. Além disso, a pasta confirma que a empresa solicita o envio de uma foto da frente do imóvel e a localização do endereço.

Veja também: Milhares de fiéis visitam o túmulo de Padre Reus nesta Sexta-feira Santa; veja imagens

Confira a mensagem padrão enviada:

“Olá, tudo bem? Somos do grupo de avaliações das casas que sofreram danos na enchente. Iremos fazer as vistorias no [bairro do imóvel] a partir de amanhã, dia X/04/2025. Começaremos às X horas da manhã. Terá alguém em casa? Caso não tenha, é possível deixar a chave com algum vizinho?
Também preciso da sua localização e de uma foto da frente, para me auxiliar a encontrar sua casa.”

“Temos um prazo curto para finalizar as vistorias, 60 dias. Por isso, em alguns casos, a empresa está enviando mensagens fora do horário comercial, o que tem gerado desconfiança em algumas pessoas. O procedimento, porém, é necessário para que possamos contemplar o número disponível de laudos dentro do prazo”, explica o secretário da Habitação, Rodrigo Bach.

O gestor também informa que a localização do imóvel é necessária para que a empresa tenha precisão do local onde deve ser realizada a vistoria. “É de extrema importância que essas visitas sejam agendadas para que os imóveis atingidos recebam a avaliação das suas condições estruturais e possam ser enquadrados nos programas habitacionais do Governo Federal”, destacou.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Confira as modalidades de auxílio para quem teve o imóvel afetado

No dia 10 de abril, a Prefeitura de São Leopoldo anunciou a contratação de 2.500 laudos técnicos, adquiridos por meio de recursos próprios. Os documentos, a serem realizados pela empresa Avanço Construções, ampliam a capacidade de atendimento às famílias afetadas, sendo uma etapa fundamental para que possam ser incluídas no FINIS, Compra Assistida ou FAR.

FINIS – destinado a imóveis regularizados ou passíveis de regularização

Compra Assistida – permite que as famílias adquiram imóveis prontos ou usados de até R$200 mil

FAR – possibilita ao município a construção de imóveis para atender a demanda da comunidade afetada.

As vistorias das casas serão feitas mediante inscrição no formulário da Defesa Civil (clique aqui). Podem solicitar o atendimento famílias com imóveis apresentando rachaduras, queda de paredes, desabamentos parciais ou totais, destelhamento ou outros riscos estruturais. Quem já realizou o cadastro anteriormente não precisa se inscrever novamente. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.