Milhares de pessoas acompanham e se emocionam com Procissão dos Passos em Gramado

 Fé, orações, lágrimas. Milhares de pessoas expressaram e acompanharam a encenação da Via Crucis, durante a Procissão dos Passos, na Sexta-feira Santa (18), em Gramado. O cortejo, que durou pouco mais de duas horas, percorreu a Avenida Borges de Medeiros até a Igreja São Pedro. Em todas as quadras da área central, os dois lados das vias estavam completamente lotados. 

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Procissão dos Passos 2025 em Gramado



Procissão dos Passos 2025 em Gramado

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Um temporal que atingiu a cidade minutos antes da apresentação trouxe queda de granizo e muitos raios, além de chuva forte. Os turistas e moradores que aguardavam ansiosos o ato, precisaram se refugiar em locais cobertos. Mas, às 20 horas, horário previsto para o início, a instabilidade deu uma trégua, para que as 14 comunidades católicas envolvidas, com cerca de 400 pessoas, e os 45 atores gramadenses pudessem, através do teatro, mostrar as últimas horas de Jesus Cristo.

Tempo vira e sábado começa com neblina e chuva em Gramado; temperaturas devem cair

Neste ano, foram oito carros alegóricos e cinco turíbulos (incensários): pregação de Jesus; tentação de Jesus; negação de Pedro; Pilatos; açoite de Jesus; Jesus crucificado; Pietá; e Jesus morto. Ainda, 11 cenas puderam ser vistas pelo público. 

A banda marcial da escola Senador Salgado Filho esteve presente durante o percurso, com 60 percussionistas, assim como o Coro Vozes de Gramado, que abrilhantou a noite. 

O bispo Dom João Francisco Salm, da Diocese de Novo Hamburgo, esteve presente na Procissão dos Passos. Ao final do cortejo, deixou sua palavra ao público. “Há as guerras, tantas coisas que não combinam com o ser humano, muito menos com o cristão, então em meio a tudo isso, ter um oásis, onde podemos conviver, meditar, refletir sobre o que Jesus fez, sobre a pessoa Dele, fazer isso devagarzinho na vida pessoal, quero trazer para minha vida o que Jesus ensinou. Jesus morre para que nós tenhamos vida”, coloca. 

Centro de Gramado já registra alta movimentação; lojas de chocolate devem ampliar horário de atendimento

“A vida que Jesus nos dá é a vida Dele já ressuscitada. Nós, com isso, também temos esperança de ressuscitar. Esse é o grande dom que não conseguimos calcular, que Ele nos oferece. Mas tudo isso requer que a gente creia nele, que procuremos ouvir a palavra Dele. Colocar nesse prato, que ele resumiu em um mandamento só: amar a Deus e aos irmãos, viver bem com todos, nos relacionarmos com todos, saber nos conciliarmos com todos, promover a paz, a dignidade, saber dialogar com aqueles que divergem comigo”, completa. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.