Páscoa: celebração acontece sem participação direta do papa Francisco

Como acontece todos os anos, a vigília de Páscoa é realizada na noite deste sábado (19/4) na Basílica de São Pedro, no Vaticano. No entanto, devido ao seu estado de saúde, o papa Francisco não participará diretamente das celebrações.

A cerimônia desta noite é presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, enquanto a grande missa de domingo, na Praça de São Pedro, será conduzida pelo cardeal Angelo Comastri, vigário-geral emérito do Vaticano.

No domingo de Páscoa, além da missa, que acontece às 10h30 (5h30 no horário de Brasília), ocorrerá, ao meio-dia, a bênção Urbi et Orbi, concedida apenas no Natal e na Páscoa, do balcão da galeria central da Basílica de São Pedro. Esse momento pode contar com a presença do sumo pontífice, dependendo de seu estado de saúde.

O líder da Igreja Católica está em recuperação desde 23 de março, após passar 38 dias internado no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia dupla com risco de morte. O Vaticano informou que, embora o papa Francisco tenha retomado gradualmente suas aparições públicas nos últimos dias, sua saúde permanece frágil e requer cuidados contínuos.

Leia mais reportagens como esta no RFI, parceiro do Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.